Backstage Music
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.
Backstage Music


 
HomeHome  SearchSearch  Latest imagesLatest images  RegisterRegister  Log in  
INTERVIEWERS WANTED!
+Info
Photobucket

 

 Reportagem Alliance Fest 2008

Go down 
+5
Morgenstern
MI-13
Rotten
Amorphis
outer
9 posters
AuthorMessage
outer
Global Moderator
Global Moderator
outer


Registration date : 2007-09-06
Number of posts : 1536
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : All

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyThu Aug 14 2008, 01:59

ALLIANCEFEST

8 e 9 de Agosto

Carcavelos

Pavilhão dos Lombos

3000 pessoas

Texto: João Matos
Fotos: Carlos Ferreira


Aliança desunida

O cartaz era o mais heterogéneo possível, sugerindo-se até, seguidos no alinhamento, bandas como Anathema e Marduk, ou seja, “A bela e o monstro”. Ainda assim, a ideia era salutar: unir os de preto com gostos diferentes. Até resultou! O problema foi no primeiro dia, uma espera eterna de horas que fez com que as bandas estrangeiras quase não tocassem e que os Moonspell enfrentassem um público já enlouquecido pela ira da espera. De qualquer forma o segundo dia correu tão bem que… a aliança acabou por se esquecer da cisão do dia 8.

No dia 8, a abrir o novo Festival de verão estava previsto que (às 16h30) subisse a palco a banda portuguesa Shadowsphere. Estão a recuperar fôlego depois de quase um ano de interregno, e… cancelaram o concerto. Ainda bem, é que por causa dos problemas técnicos, só houve som às “nove e tal”. E se já nem os “estranjas” tiveram tempo para tocar, os Shadowsphere e os Kalasnikov por certo poderiam tocar apenas… um tema. Digo eu. Seja como for, em declarações à Backstage, Luis Goulão (líder de Shadowsphere) dá-nos a explicação oficial: “O nosso guitarrista Nuno teve um trabalho na Madeira e não apanhou o avião a tempo de podermos tocar”. Está explicado então.

Já os Kalashnikov cancelaram porque “Ah e tal… logo hoje o nosso baterista partiu o pé num acidente”. As melhoras! No fundo sorte para o público, que assim já não teve que ver tal sensação televisiva que faz questão de gozar com “os de preto”. O público, ainda assim e no geral, aplaude os desvairos neo-terroristas do Ruce e do Reco. Kalashnikov não é assim tão giro, é apenas engraçadito e sem lugar em festivais.

Em relação às bandas “grandes” do primeiro dia, pouco há a dizer. Parte do público já estava cá fora a tentar reaver o dinheiro do bilhete, o Freitas já tinha subido ao palco para ver se não havia “mais cachamorrada” e tentou acalmar os ânimos. Foi infrutífero… e não era sequer ele que tinha que dar “informações” sobre o que se estava a passar.

Às “nove e tal”, lá sobem a palco os 3 Inches of Blood. Muitos até estavam lá por eles… mas em tão pouco tempo de concerto (quatro temas? Cinco?) pouco há a dizer. Next! Exodus. Depois de terem tocado em Corroios há dois anos eis que voltam. Mais vinte minutos? Trinta? Nada a dizer… ninguém já queria ver nada. Talvez apenas os Fintroll! Só que estes bravos resistentes, também só puderam tocar uns três temas… A zona é residencial e o avançado da hora assim ditou.

Chegaram os Moonspell. Que pelas declarações do Fernando (ver blog da banda em http://forum.moonspell.com/viewtopic.php?p=207686#207686) não queriam MESMO ter tocado. Ainda assim, e por respeito aos fãs fizeram-no. Perderam um pouco o desafio. É que logo ao início, Fernando e Pedro foram atingidos com copos de cerveja cheios! Retorquindo Fernando: “há aqui muita gente rica, para desperdiçar cerveja assim…”. Tais fãs foram expulsos e o concerto lá se deu até com muita capacidade e força, atenuando o péssimo som e a tristeza generalizada. “At Tragic Heights”, “Night Eternal”, “Wolfshade”, “Love Crimes”, “Opium”, “Scorpion Flower”, “Blood Tells”, “Everything Invaded”, “Vampiria”, “Alma Mater” e “First Light”, no encore. De realçar, o facto de “Scorpian Flower” ter recebido a presença das quatro Crystal Mountain Singers, que é como quem diz da bonita Sílvia (dos saudosos Sarcastic), da cativante Carmen (dos Ava Inferi, ex-Aenima), da entusiástica Sophia (dos Cinemuerte, ex-Nua) e da carismática Patricia (ex-Volstad e companheira do Fernando). Quem foi já viu Moonspell “N” vezes e queria mesmo era ver Fintroll mas… a banda da Amadora não tinha culpa e apesar do adiantado da hora ainda conseguiu um profissionalismo único. Carlos Meph, líder da streeteam Moonspell-Portugal dizia-nos: “Os Moonspell deram o seu melhor, não deixando os seus fans prejudicados. De resto, o Fernando Ribeiro até se dirigiu por várias vezes ao público para pedir desculpas por algo de que eles nem tinham culpa!”

Depois do pesadelo que foi tudo o que aconteceu, a banda viajou para o mítico Mera Luna, onde tocou na noite seguinte, recuperando o alento. De enaltecer também a atitude de Fernando, que nos bastidores explicava às bandas estrangeiras que “Portugal não é assim, e acontecimentos destes são já muito raros e inexistentes”.


Dia 9 de Agosto

No segundo dia haviam muitas dúvidas. Aliás, logo durante o caos do dia 8 andavam por entre o público os Anathema, o que nos fez pensar “hhmmm amanhã nem cá metem os pés”. Na realidade não foi assim! Bem foi! Mas… mais ou menos. É que o Vince, por exemplo, só meteu um pé, já que ia de muletas e o outro pé estava sempre no ar, mas já lá vamos.

Às 16h30 em ponto, surpresa: os Echidna subiam ao palco. Nem atrasos nem nada! O segundo dia parecia já oleado e tudo estava dentro do previsto. Eu confesso que como sou um profissional apenas “assim assim”, e até pessimista, pensei que tudo iria atrasar de novo enormemente e fui desfrutar o solzito para a praia ali a 100 metros do recinto. Estive na praia de Carcavelos, regozijado, e como não foi dia de arrastão fui ficando. Quando dei por mim já eram quase sete da tarde e pouco faltava para Marduk. Motivo pelo qual sobre as bandas “tugas” (que não vi) deixo apenas o relato dos meus amigos que assistiram: Echidna – eh pá fixolas! Blacksunrise - porreiro de enérgicos pá! We are the damned - upa upa curti um molho!

De seguida a primeira banda grande, os Marduk! Acredite-se ou não, e perante a falta de profissionalismo dos técnicos de som, ao longo de todo o festival, foram ainda assim a banda com melhor som. Quem diria. Um timbre avassalador, riffs poderosos e um baterista “bem amestrado”. Os mais velhos já ficam com dor da cabeça a ouvir o Black Metal destes “bacanos” (ok, eu incluo-me!!), mas os mais novos, rodopiavam a cabeça ou faziam headbanging com veneração. Muito enérgicos conseguiram cativar, mas… todos os temas pareciam o mesmo. Receberam muitos aplausos mas lá está, as opiniões dividem-se. Se uns gostaram... outros menos. Por exemplo os Zé dos decanos Decayed dizia “Já não os ouvia há tanto tempo mas tinha ideia de serem muito mais agressivos! Aliás, tirando a tinta na cara nem trouxeram grandes apetrechos. Já o som... bem houve partes que até achei mais tristonhas, outras até confundi com emperor, parecia que estavam a tocar uma cover deles.” já Cabrudo (baterista dos Molestia) afirmava à Backstage “Não gostei Marduk!! Têm um elevado grau de sissypussismo crónico! Disparar uma metralhadora é simples… retalhar cadáveres é que é difícil”. E quem fala assim não é gago!

De seguida, aquela que é uma das melhores bandas da sua geração. Anathema! Não são estranhos ao nosso país (longe disso) e de metal já pouco, ou nada, têm. Ainda assim, poucos arredaram pé! Os Anathema são bons, muito bons! Dani entra em palco (com corte de cabelo à Marco Paulo década de oitenta, há que dizê-lo), seguindo-o um Vinnie (para os amigos) que vinha coxo. É um facto, partira um pé e veio cá tocar sentado, entrando em palco de muletas. Tal não serviu para beliscar minimamente nada!

Primeiro tema: “Fragile dreams” com uma intro de três minutos. Arrepiou! Seguiu-se “Empty” (vessel, etc etc) e um tema raro ao vivo, do Eternity eis que nos deram um “Far Away” pesadíssimo e muito, muito, lento. Brilhante! “Closer”, quase sem se ouvir a voz robotizada do Vinnie e depois entra a Lee, irmã do baterista John, para cantar “A natural disaster”. De seguida, um tema novo que, quem sabe um dia até sai num álbum, “Angels walk among us” um dos melhores temas da banda, há que dizê-lo em abono da verdade. “Flying” (o momento mais alto de todo o reportório da banda) e para causar ataque cardíaco às moçoilas já choronas seguiu-se “Deep” de Judgement. Brutal. O Alternative4 parecia de facto ser o mais eleito e veio “Shroud of false” e “Lost control”, mais uma choradeira para muitas donzelas. “Sleepless” para os góticos dançarem e o habitual “A dying wish” de dez minutos. Como encore (de novo) “Comfortably numb”. Okay, os Pink Floyd são os seus maiores ídolos, mas já cansa... Fizeram mal! Deviam ter tocado antes “Pressure” de A fine day to exit. De qualquer forma, concerto muito bom ainda que muito descontraído, festivaleiro e com “pregos” à mistura. O som não ajudou nada.

O dia corria bem mas depois houve quase uma hora de espera, mas pronto, já só faltava uma banda! É na boa!

Subida a palco apoteótica e os Arch Enemy pareciam de facto os mais esperados. Toda a gente veio lá de fora cá para dentro! “Blood On Your Hands” e “Taking Back My Soul” abriram a noite. "Nemesis" e "My Apocalypse" do Doomsday Machine e todos os fãs já entoavam loucamente. Não tanto quanto o último tema. "We Will Rise" é um autêntico hino e todos, mas todos os presentes, cantaram. Banda muito intrusada, tecnicamente perfeita e uma voz… de excepção! Ainda assim, há quem beliscasse o empenho de tal presença carismática. De novo ouvindo a opinião de Cabrudo (Molestia) ficávamos a saber que “A Ângela é uma gaja fixe, mas não é colombiana…”

Para o ano, há mais! (ou então não!!)


Photobucket
Exodus

Photobucket
Finntroll

Photobucket
Blacksunrise

Photobucket
Weare the Damned

Photobucket
Marduk

Photobucket
Anathema

Photobucket
Anathema

Photobucket
Anathema

Photobucket
Archenemy

Photobucket
Back to top Go down
http://www.myspace.com/outernalist
Amorphis
Music listener
Amorphis


Registration date : 2007-11-02
Number of posts : 259
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : Metal

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyFri Aug 15 2008, 00:41

Que grande barracada este festival.
Acho que deviam de ter mais consideração pelas bandas e pelas pessoas que pagam para ver estes concertos. Foi um desrespeito para com todos os que estiveram lá presentes.
De qualquer das formas gostei das fotos.
Back to top Go down
Rotten
Music listener
Rotten


Registration date : 2008-05-02
Number of posts : 62
Country/ City : Gaia
Preferred Music Style : Death Metal

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyFri Aug 15 2008, 19:27

Concordo com a opinião anterior. Nem acredito que os Moonspell com a experiência que têm, cairam na esparrela!!!
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
MI-13


Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 45
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyMon Aug 18 2008, 15:00

Por um lado a´te compreendo os Moonspell e acho que apesar de tudo fizeram bem em tocar .

Ainda bem que eu fui a Vigo :P eheh
Ver Cynic
Back to top Go down
Morgenstern
Music listener
Morgenstern


Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 48
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyMon Aug 18 2008, 16:09

Em Vigo o que correu mal foi o preço das bebidas, de resto tava tudo óptimo!
Back to top Go down
http://www.myspace.com/helenagranjo
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
MI-13


Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 45
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyMon Aug 18 2008, 16:11

podes crer a cervejola era carote, e a água então lollo 2 euros xiça
Back to top Go down
Drakos
Music listener
Drakos


Registration date : 2008-04-09
Male Number of posts : 171
Age : 45
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal/Rock

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyTue Aug 19 2008, 04:57

É pena ainda acontecer este tipo de cenas, hoje em dia acho mto dificil ser possivel. Mas acontece, o pior é que é sempre os mesmos a serem prejudicados :(
Ja agora fotos mto porreiras.

E é verdade, pelo que conheço de vigo é normal esses preços...lol
Lembro-me de "estourar" vinte e tal euros numa noite :p
Coisa que cá nao acontecia eheheh
Back to top Go down
Black Ju
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
Black Ju


Registration date : 2008-02-26
Female Number of posts : 817
Age : 43
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyFri Aug 22 2008, 15:12

Infelizmente há muitos erros por parte das organizações que deitam um festival abaixo.

O Alterna Vigo foi muito bom e com uma organização excelente. Como já disse a Helena, o único senão foi mesmo o preço das bebidas.

Bandas excelentes e um convívio extraordinário.
Parabéns a nuestros hermanos. Reportagem Alliance Fest 2008 300690
Back to top Go down
Krunus
Music listener
Krunus


Registration date : 2008-01-14
Number of posts : 277
Country/ City : Gaia, Portugal

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyTue Aug 26 2008, 13:20

Acho as as promotoras portuguesas deviam de ir fazer um estágio ao estrangeiro para aprenderem um pouco de como organizar um festival.
Back to top Go down
Morgenstern
Music listener
Morgenstern


Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 48
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyTue Aug 26 2008, 13:26

AGREE!!!
Back to top Go down
http://www.myspace.com/helenagranjo
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
Sandra Manuel


Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 45
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 EmptyFri Aug 29 2008, 15:30

Antes de tudo, parabéns pela report e pelas fotos. Muito bom.

Parabéns aos Moonspell e principalmente ao Fernando pelo profissionalismo.

É pena Portugal ficar com uma imagem assim tão negra. Se soubesse tinha divulgado o nome de Portugal aos Exodus e 3 Inches of blood em Vigo eheh.

Já temos alguma experiência em festivais. Atrasos e erros assim não são de compreender. É natural a malta ficar stressada com tanto atraso, mas continuo a não concordar com o atirar copos, pedras, etc aos artistas que estão em palco e que culpa não têm nenhuma. Ainda para mais atirar copos aos Moonspell!!! Não é por eu gostar deles, mas por favor. São a "nossa" banda com mais sucesso no estrangeiro e nós tratamo-los assim??
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Sponsored content





Reportagem Alliance Fest 2008 Empty
PostSubject: Re: Reportagem Alliance Fest 2008   Reportagem Alliance Fest 2008 Empty

Back to top Go down
 
Reportagem Alliance Fest 2008
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» REPORTAGEM FINNISH FIRE FEST - 23 NOVEMBRO 2008
» 2008.10.04/2008.11.14&15/2008.12.06 - BRACARA extreme fest 2008
» Reportagem: Berço Fest II - dia 18
» REPORTAGEM VIMARANES METALLVM FEST II - Dia 25
» REPORTAGEM VIMARANES METALLVM FEST II - Dia 26

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Hard n Heavy :: Live Music Feedback-
Jump to: