Backstage Music
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.
Backstage Music


 
HomeHome  SearchSearch  Latest imagesLatest images  RegisterRegister  Log in  
INTERVIEWERS WANTED!
+Info
Photobucket

 

 Prince Wadada

Go down 
3 posters
AuthorMessage
outer
Global Moderator
Global Moderator
outer


Registration date : 2007-09-06
Number of posts : 1536
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : All

Prince Wadada Empty
PostSubject: Prince Wadada   Prince Wadada EmptyTue Feb 19 2008, 01:59

Prince Wadada é um nome que se confunde com a cultura dos soundsystems portugueses, sendo um ícone importante na recente e forte afirmação do reggae no nosso país. Exímio vocalista raggamuffim, ex-membro do projecto “Linha da Frente”, partilhou o palco com músicos como Gentleman & Far East Band, Melo D e Charly Skank Band, acrescentando à sua carreira um vasto leque de participações em trabalhos de Kussondulola, Bad Spirit, Cool Train Crew, Eduardo Paim, Germaican Soundsystem, entre outros. A vibração é profunda, mas não tão profunda como a alma que se desprende da voz rouca de Prince Wadada que tem agarrada ao seu timbre a cor própria de Angola e o doce balanço de uma terra imensa que se espraia em cada canto de “Natty Kongo”.

Wadada é uma voz conhecida de todos os que seguem com um mínimo de atenção as sinuosas viagens do som reggae/dance-hall em Portugal. Como toaster de serviço ao Dubadelic Soundsystem, Prince Wadada tem percorrido todo o país, colocando certeiras palavras naqueles pontos em que o groove pede uma intervenção mais afirmativa. Com o microfone bem dominado, Wadada integra-se numa longa tradição de “deejays” que, desde a Jamaica clássica até à Zion global dos dias de hoje, tem feito muito para impôr uma vibração positiva neste planeta. Mas mais do que explorar exaustivamente uma determinada tradição ou atitude mais específica, Wadada tem preferido abraçar a música com um entusiasmo puro que lhe permite coleccionar no seu currículo colaborações com gente tão distinta como os Kussondulola (com quem gravou em 1999), o “supergrupo” Linha da Frente ou, mais recentemente, os Mentes Conscientes, projecto paralelo dos veteranos hip hoppers Micro.

Para lá dessas colaborações gravadas, Prince Wadada foi pisando o palco ao lado de projectos como Gentleman and far east band, coolHipnoise, e General D. E a ligar todos esses momentos o que se encontra é a procura de uma voz e um lugar próprio. Primeiro com a edição de “Kem é Kem”, o seu registo de estreia, em 1998, seis bem preenchidos anos depois, chega “Natty Kongo”.

As influências originais recebidas de gente como Yellow Man ou Buju Banton continuam presentes, mas o mais interessante da estreia de Prince Wadada é o facto de ao adoptar a linguagem do Roots Reggae como ponto de partida ele conseguir, ainda assim, criar um som que cruza múltiplas referências – culturais, geográficas, musicais e até espirituais. Claro que o balanço principal de “Natty Kongo” é puro Roots, mas há ecos de drum n’ bass, acid jazz, dancehall, hip hop e até de clássicas baladas rock and roll (escute-se, por exemplo, “Anabela Toi et Moi”). Para tanto contribui o facto do disco ter sido gravado num descontraído ambiente “live”, em Faro, no estúdio Air-Born pelo técnico Edwin Spellbrink. A mistura final e a masterização ficaram a cargo do veterano Joe Fossard que será igualmente o responsável pelas versões dub que serão editadas mais tarde. A excepção surge no tema “Poder da Kriação”, com um beat e uma rima de D-Mars, que assim retribui a participação de Wadada em “A Cidade Respira” dos Mentes Conscientes. Trata-se de um tema de demanda espiritual sobre ritmos sintéticos cozinhados num sampler. Homem capaz de aguentar o impacto de Soundystems, Wadada, claro, não estranha a mudança de cadência de um disco construído essencialmente com o resultado da interacção de uma série de músicos.

A ponta de lança desta colecção de canções é, claro, “Táxi Para Luanda”, o single que tem coleccionado uma invejável carreira nas listas de airplay das mais significativas rádios nacionais. Hino à saudade dedicado a todos quantos, como Wadada, largaram Luanda à procura de um sonho. Mas Wadada está de olhos bem abertos e “Natty Kongo” foi uma conquista bem real. Acreditem…
Os direitos fundamentais do Homem são o principal foco de atenção num trabalho onde momentos de fúria se transformam num grito de apelo à paz e o amor coabita com a rebeldia transmitindo as linguagens do reggae e do dance-hall em português com sotaque de Angola.

“Entendimento” é um trabalho apurado que reflecte emoções, batalhas e relações que se travam todos os dias numa sociedade cada vez mais intolerante, violenta, oportunista e individualista. Influências da música espiritual rastafariana mantêm-se presentes, como ponto de “Entendimento” tal como em trabalhos anteriores: “Kem é Kem” (1999) e “Natty Kongo” (2004).

Wadada é o compositor da totalidade das faixas, tendo a interpretação instrumental ficado a cargo da “Kimbangui Band”, composta por músicos como Nuno Reis (ex-Cool Hip Noise), Ian Muzcnick (ex-Los Tomatos), Batata e Pardal. Temas como “ Jah Já Sentiu” com a participação de Marta Ren (Sloppy Joe) e “ Aldeia” com a força especial de Bezegol (MatoZoo), proporcionam uma viagem onde a positividade reina.
A experiência do teclista Charly Skank, músico/produtor de invejável currículo (trabalhou com Alpha Blonde e Wailers), veio enriquecer um trabalho certamente apreciado por todos os amantes da música Jamaicana. A percussão ficou a cargo de Ndú que emprestou a sua alma a este trabalho.


O disco foi gravado nos estúdios The Vault em Matosinhos, representando uma marca importante para a Matarroa, a sua décima edição em pouco mais de 2 anos de forte representação indepedente na música portuguesa.

Website: www.princewadada.com
Back to top Go down
http://www.myspace.com/outernalist
turbodreams
Music listener



Registration date : 2008-05-12
Number of posts : 244
Country/ City : portugal
Preferred Music Style : drum'n'bass

Prince Wadada Empty
PostSubject: Re: Prince Wadada   Prince Wadada EmptyTue May 13 2008, 18:21

nice ;)
Back to top Go down
Danielaela
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
Danielaela


Registration date : 2007-12-05
Female Number of posts : 1418
Age : 36
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Drum and bass

Prince Wadada Empty
PostSubject: Re: Prince Wadada   Prince Wadada EmptyTue May 13 2008, 19:24

força ;D
Back to top Go down
Sponsored content





Prince Wadada Empty
PostSubject: Re: Prince Wadada   Prince Wadada Empty

Back to top Go down
 
Prince Wadada
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Prince Wadada | Freira Bar, Moita | 1 Março

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Reggae/ Dub & Ska :: Promotion and Ads-
Jump to: