Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

 Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia

Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia   Sun Oct 09 2011, 00:01

SWR PORTO HARD
2º dia



5 de Outubro de 2011
Hard Club
Line-up: SIX REASONS TO KILL, NOCTEM, KEEP OF KALESSIN, MELECHESH, SAMAEL
Texto & fotos: Renata Lino


O segundo dia do SWR Porto Hard trouxe-nos uma maior variedade de sons (e origens): o metalcore dos alemães SIX REASONS TO KILL, três subgéneros de black metal pela mão dos espanhóis NOCTEM (black/thrash), dos noruegueses KEEP OF KALESSIN (black melódico) e dos israelitas MELECHESH (black/death com folk do Médio Oriente), e, por fim, o metal industrial dos suíços SAMAEL.

Creio que os SIX REASONS TO KILL não eram muito conhecidos até àquele momento – à excepção de um fã, que esbracejou o tempo todo e a quem Lars Tekolf estendeu o microfone várias vezes para o rapaz cantar as letras – mas em breve todo o público saltava, gritava e abanava a cabeça. Apresentando o seu mais recente trabalho, “Architects Of Perfection” (cujo artwork decorava os dois lados do palco: uma mulher a fazer uma pose que seria sexy se não fosse o facto de ela ser um zombie), “My Bitterness” e “Awaken” foram alguns dos temas que se puderam ouvir. Entre os mais antigos, “Bleeding Stereo”, “The Observer” e “Retribution”, se não estou em erro.
Muito bom concerto, cheio de vigor e boa disposição – Tekolf e o guitarrista Marco Andree (também dono da Bastardize Recordings) estavam constantemente a sorrir.

www.sixreasonstokill.de










Foi bastante complicado para mim apreciar o concerto de NOCTEM devido ao exagero de strobes. Olhar para o palco com todas aquelas explosões de luz sucessivas deixavam-me tonta. Mas felizmente nem todos têm os olhos tão sensíveis como eu e a maior parte dos presentes pareceu divertir-se imenso com a velocidade das guitarras, o peso da bateria e a força da voz. Além de que estes nossos “vizinhos” são já conhecidos do público português e têm uma considerável base de fãs por cá.
“Oblivion”, o segundo álbum, é também a segunda parte de uma trilogia que “Divinity” começou em 2009. Usando as palavras da banda, é “mais duro, rápido e obscuro”, e sendo mais recente, foi no que se focaram mais neste concerto.
Desta vez não houve coelhos esfolados, mas Beleth não deixou de beber o seu copo de “sangue”. Seja lá o que for que eles usam para o efeito, é bastante viscoso – tive o azar de apanhar com um bocado quando o vocalista o cuspiu.

www.noctemofficial.com










Dois anos depois, os KEEP OF KALESSIN regressam ao Porto, com um novo álbum, “Reptilian”. Ainda assim, foi com o tema-título do anterior, “Kolossus”, que iniciaram o concerto.
A participação do público foi mais intensa, acompanhando tanto Thebon na voz principal como Obsidian C. e Wizziac nos coros. As partes melódicas davam ainda mais ênfase às partes extremas, e até “Dark As Moonless Night”, a música mais “parada”, teve um impacto brutal em toda a sala.
“Ascendant” encerrou um concerto muito bom, mas curto. Espero que da próxima vez que cá venham o façam como cabeças de cartaz.

www.keepofkalessin.no










Foi a primeira vez que vi MELECHESH ao vivo (não pude estar presente na edição de 2007 do Caos Emergente) e gostei bastante do que vi. Eu e o público em geral, que abanou a cabeça incansavelmente nos sons mais pesados, e dançou durante as melodias arábicas – embora residindo na Holanda desde 1998, a banda não esquece nunca as suas etnias assírio-arménias, auto-intitulando-se inclusivamente de “Mesopotamian metal”. Para avivar essa lembrança, o guitarrista Moloch entrou em palco com um lenço preto a envolver-lhe a cabeça, deixando apenas os olhos descobertos, como é costume usar-se nos desertos do Médio Oriente (eventualmente tirou-o, pois imagino que deveria ser bastante quente). E dois fãs na primeira fila seguravam uma bandeira com as cores da Arménia.
Os temas tocados variaram entre os álbuns “Emissaries” (2006) e “The Epigenesis” (2010), retrocedendo uma vez até "Sphynx" (2003), com “Triangular Tattvic Face”. Despediram-se com “Rebirth Of The Nemesis”.

www.melechesh.com










Também os SAMAEL deixaram passar quatro anos para regressar a Portugal, depois daqueles dois excelentes concertos em Corroios e Ribeira de Frades, na tour de promoção de “Solar Soul”. Agora com “Lux Mundi”, o público estava mais que ansioso por recebê-los novamente.
Ao espectáculo sonoro juntou-se o visual, com um vivo jogo de luzes e um videowall no fundo. E os habituais saltos do baixista Mas – o “professional heavy metal cheerleader”.
“Luxferre” é o primeiro vídeo do novo álbum, e também a primeira música da setlist. E do novo para o “velho”, sem interrupção, viajaram 15 anos no tempo e tocaram “Rain”. Brilhante!
Antes de “Of War”, Vorph dirigiu-se ao público em português: “boa tarde! Como estão?”, o que obviamente originou uma resposta estrondosa.
Durante quase hora e meia, os SAMAEL percorreram praticamente toda a sua discografia (“Blood Ritual” e “Above” foram os álbuns excluídos), numa performance que não desapontou ninguém.
Depois de “Infra Galaxia” deixaram-nos por alguns minutos, regressando para um encore de três músicas, também de três épocas diferentes da sua carreira: “Ceremony Of Opposites”, “Antigod” e “My Saviour”. Nesta última, Vorph pediu-nos que gritássemos depois dele “I... Am... My... Saviour”, dizendo-nos no final “yes, you are”.

www.samael.info













Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 40
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia   Mon Oct 10 2011, 15:29

Aquela foto do salto está demais!!

Gostei bastante da noite, apesar de para fotografar as luzes (falta delas) tenha prejudicado em muito.
Parabéns pela report Tita. Como sempre bastante precisa.
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia   Mon Oct 10 2011, 16:03

Falta de luz ou excesso, quando vinham os strobes! Estava a ver que me dava uma coisinha má em Noctem! Samael também teve bastantes, mas como tinha as outras luzes a "cortar", o impacto já não era tão grande.

Obrigado
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 40
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia   Thu Oct 13 2011, 17:45

Ora aí está mais uma boa report

destaco a última foto de Meleclesh e as de Samael,

a do salto de Samael (sou supeito)


não fui ao concerto, mas visto que está bem descrito é como se fosse

Backstage crew sempre em grande


parabéns Renata
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia   Thu Oct 13 2011, 20:10

MI-13 wrote:
Backstage crew sempre em grande

parabéns Renata

Obrigado, mais uma vez

Foi bastante complicado, por causa do exagero de strobes. No dia seguinte ainda estava enjoada. Mas valeu a pena, principalmente por Samael, de que gosto bastante
Back to top Go down
Sponsored content




PostSubject: Re: Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia   

Back to top Go down
 
Reportagem: SWR Porto Hard - 2º dia
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Buckethead

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Hard n Heavy :: Live Music Feedback-
Jump to: