Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

 Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia

Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   Tue Aug 09 2011, 18:47

reportagem
VAGOS OPEN AIR
2º DIA



6 de Agosto de 2011
Lagoa de Calvão

Line-up: WE ARE THE DAMNED, MALEVOLENCE, KALMAH, IHSAHN, DEVIN TOWNSEND PROJECT, MORBID ANGEL

Fotos: Sandra Manuel
Texto: Renata Lino


Depois do atraso da noite anterior, a primeira banda do segundo dia, WE ARE THE DAMNED, começou 5 minutos mais cedo. Crust punk de Lisboa, cheio de atitude e determinação.
O vocalista Ricardo Correia perguntou se tínhamos visto e gostado dos REVOLUTION WITHIN e dos CRUSHING SUN no dia anterior, e passou o já habitual recado de que há que apoiar o que é nosso e mostrar “aos de lá de fora” o que de bom se faz aqui (não foram bem estas as palavras, mas foi esta a ideia).
Correia apresentou “Devorador dos Mortos” falando do vídeo que haviam gravado para o tema, que era considerado “pouco ortodoxo para passar na m**** da nossa televisão”. No YouTube, por outro lado, já quase que atingiu as 17.000 exibições.
“Ninguém aqui curte covers, mas vamos fazer uma especial excepção”: “Into The Crypt Of Rays”, dos CELTIC FROST, que a banda gravou em 2009, juntamente com “Acid Queen” dos VENOM, e editou sob o nome “Metal Classics Vol. 1”.
Não consegui decifrar qual o último tema, mas antes de a tocarem, Correia disse ao público “não gostam, não oiçam. Não falem mal que isso é feio pa’ c******”.

http://www.myspace.com/wearethedamned










Seguiu-se o death/doom dos MALEVOLENCE. A banda de Leiria não tem nada novo cá fora desde 2005 (“Celebration Of Dysfunctional Becoming”), mas estão neste momento a remediar isso – um novo álbum será gravado no final deste ano e posto no mercado em 2012. Os seus 17 anos de carreira também deverão ter pesado na decisão de inclui-los no cartaz deste ano.
Um dos primeiros temas foi “Dominion Of Hate”, da muito aclamada demo (a nível underground) de 1994, “Pleasure Of Molestation”.
“Para que a nossa chama nunca se apague em Portugal” foi como Carlos Cariano apresentou “Oceans Of Fire”.
Entre os outros temas que se puderam ouvir naquela tarde, destacam-se “Hunters Of The Red Moon”, “Equilibrium In Extremis” e o “tema muito conhecido” (segundo as palavras de Cariano), “A Shinning Onslaught Of Tyranny”.

http://www.myspace.com/malevolenceinferno








Também a estrear-se no nosso país estiveram os finlandeses KALMAH. Os “Swamplords” começaram logo a rasgar com “Hook The Monster” e “They Will Return”. Pekka Kokko disse então que era um prazer estar ali, que quando estava na Finlândia ponderou se deveria vir ou não, mas que ao olhar para nós, tinha definitivamente tomado a decisão certa. Agradeceu e anunciou que ia levar-nos a todos “Swamphell” adentro.
Antes de pedir ajuda para cantar o refrão de “For The Revolution”, Pekka perguntou se conseguíamos gritar. Os vocalistas nunca ficam satisfeitos com o primeiro berro do público e dizem sempre alguma coisa para o picar e incitar a gritar mais alto, mas acho que nunca tinha ouvido algo tão engraçado como “Ah, Portugal, a bunch of Mickey Mouses”.
“Enough of speed” foram as palavras que usou para apresentar “The Black Waltz”, mas não tenho a certeza se o mosh e crowdsurf abrandaram.
Dando-nos as boas vindas a “Hades”, os KALMAH tocaram a sua última música.

http://www.kalmah.com/














IHSAHN, a banda, é constituída pelo homem que lhe dá o nome acompanhado pelos LEPROUS, banda de metal progressivo da mesma cidade, Notodden.
“The Barren Lands” deu início a um concerto surpreendente, que muitos esperavam com ansiedade.
Para além da qualidade dos músicos, destaco ainda a presença em palco do teclista Einar Solberg, também ex-membro (ao vivo) dos EMPEROR.
A seguir a “Called By The Fire”, Ihsahn manteve-se no tema fogo: dizendo muito casualmente que alguns de nós deveríamos saber que antes desta “coisa a solo” em que estava agora, ele costumava tocar “in this band back in Norway”, e que tinha pensado em tocar uma dessas músicas mais antigas. “Is that okay?”. A resposta era óbvia, e acrescentando que se tratava de uma música que na verdade não tinha sido muito tocada ao vivo, seguiu-se “The Tongue Of Fire” dos EMPEROR.
Tocaram ainda “Unhealer” (aqui sem Mikael Åkerfeldt), “Citizen” e “Frozen Lakes On Mars”, passando por mais uma música de EMPEROR, “Thus Spake The Nightspirit” (que o público acompanhou tanto com palmas como com cantoria), terminando com “On The Shores” e as palavras “It’s been a pleasure. Thank you very much”.

http://www.ihsahn.com/














Enquanto os ecrãs gigantes passavam um slideshow de sátiras “Townsendianas” a cartazes cinematográficos e diversas imagens famosas, a Ziltoid Radio (frequência 93.5) transformou o recinto numa discoteca dos anos 90, passando músicas de VENGABOYS, LOU BEGA e AQUA. O sentido de humor de Devin Townsend às vezes é irritante... Mas “Addicted!” lá arrancou e o público imediatamente esqueceu a tortura sonora do último quarto de hora.
O “génio” canadiano é extremamente expressivo e comunicativo. De todo o palavreado, aquilo a que achei mais piada foi “My name is Devin and my favourite animal is the fuckin’ unicorn”, dito algures entre “Truth” e “OM”. Quanto às caretas, é impossível escolher uma preferida.
“I think you deserve Ziltoid”, disse Townsend antes de “By Your Command”, enquanto o referido extraterrestre aparecia todo animado nos videowalls. Numa das últimas cenas, uma mão humana estendia-lhe uma chávena do tão procurado café.
Um concerto memorável, onde Ihsahn subiu ao palco para contribuir com vozes em “Juular”, conforme acontece na versão de estúdio.
“Deep Peace” foi o último tema, sendo precisamente isso que Townsend desejou ao público: “Peace. Enjoy the rest of the show, okay?”.

http://www.hevydevy.com/












Para encerrar a 3ª edição do festival, a organização escolheu outro tipo de lenda: o old school death metal dos americanos MORBID ANGEL. Embora o seu mais recente trabalho ”Illud Divinum Insanus” – o primeiro em 8 anos – não seja assim tão old school...
Tocaram temas de todos os álbuns em que David Vincent participou – o vocalista/baixista deixou a banda em 1996 e regressou em 2004 – tendo começado logo com “Immortal Rites” do primeiríssimo “Altars Of Madness” (1989). A única excepção foi "Bil Ur-Sag", de "Formulas Fatal To The Flesh" (1998), que terá sido decidido à última da hora, visto estar escrito à mão na setlist impressa.
Vincent também estava muito falador e “naturalista”: primeiro, disse que via as estrelas no céu e nos nossos olhos; mais à frente, queria que gritássemos o refrão de “I Am Morbid” alto o suficiente para acordar as estrelas e as árvores.
Outras frases que retive foram os 7 anos que tinham de compensar desde a última vez que tinham tocado em Portugal, e “after all these years, we are still sworn to the black” para apresentar precisamente “Sworn To The Black”.
“Where The Slime Live” é uma música cujo vídeo ainda me recordo bem de ver no Headbangers’ Ball da minha adolescência e não podia faltar na setlist dos MORBID ANGEL. “God Of Emptiness” e “World Of Shit” foram os derradeiros sons do Vagos Open Air 2011.

http://www.morbidangel.com/











Last edited by Pieni on Wed Aug 10 2011, 14:38; edited 1 time in total
Back to top Go down
Solitude
Photographer
avatar

Registration date : 2009-08-07
Female Number of posts : 13
Age : 42
Country/ City : Portugal/Queluz
Preferred Music Style : Metal (almost all genres)

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   Tue Aug 09 2011, 20:31

Muito Obrigada à Pieni pelo excelente report e pela surpresa e também um Muito Obrigada à Sandra Manuel pelas fotos, em especial a do teclista de Kalmah - yup, Poisonblack e Kalmah fan here!
Back to top Go down
http://poisonedtwilight76.deviantart.com/
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   Tue Aug 09 2011, 20:52

Solitude wrote:
Muito Obrigada à Pieni pelo excelente report e pela surpresa e também um Muito Obrigada à Sandra Manuel pelas fotos, em especial a do teclista de Kalmah - yup, Poisonblack e Kalmah fan here!

Foi mesmo pena não ter podido ir, Solie.
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 40
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   Wed Aug 10 2011, 02:14

Obrigada ;) O teclista era fabuloso. Acho que passei quase todo o concerto a olhar para ele. Ele estava em transe. Vou ver se depois coloco mais fotos dele no meu site.
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 40
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   Wed Aug 10 2011, 11:42

Este dia para mim era fabuloso .
Só de pensar em Ishan e Devin
dosi frontmans de duas grandes bandas Emperorrrrrrrrrrrrrrr e Strappinggggg yougn lad até arrepia

parabéns ás duas pela report, já que não fui ao menos contento-me com as palavtras e fotos

Sandra a foto do guitarrista dos We are the Dammed é excelente
aliás também é dos Men Eater
gostei mais das fotos deste dia
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   Wed Aug 10 2011, 11:53

MI-13 wrote:
gostei mais das fotos deste dia

Os "modelos" do segundo dia eram mais fotogénicos
Back to top Go down
Sponsored content




PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia   

Back to top Go down
 
Reportagem: 2011.08.06, Vagos Open Air, 2º dia
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Opeth US Tour Dates 2011 - yo Shawn, opening act is Katatonia!
» Dennis Chambers on Billy's Open Handed Playing
» Red scarf fanatics open a mall!
» Rock & Worship Roadshow 2011 Tour
» DAVE MUSTAINE Wants To Form 'Supergroup' With METALLICA's HETFIELD, ULRICH - Aug. 10, 2011

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Hard n Heavy :: Live Music Feedback-
Jump to: