Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

  15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde

Go down 
AuthorMessage
bioteck
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-10-20
Male Number of posts : 210
Age : 37
Country/ City : Amadora - Lisboa
Preferred Music Style : Boa musica principalmente

PostSubject: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Tue Jan 18 2011, 20:44

Reportagem
XVII HardMetalFest - Mangualde



15 de Janeiro, 2011
Centro Cultural Santo André - Mangualde


Line up : Ramp , Theatre Des Vampires , Holocausto Canibal , Cold Blooded , Omission , Angriff , Painted Black , Seven Stitches , Grunt , Unbridled , Midnight Priest e Primal

Texto & Fotos : João Cavaco

A décima sétima edição do Hard Metal Fest teve lugar no passado dia 15 de Janeiro no Centro Cultural de Mangualde sendo como sempre o primeiro festival do ano.
Pareceu-me que de todas as edições do HMF foi esta a mais concorrida mesmo sem as excursões de Lisboa e porto (mais uma vez cancelada por falta de inscrições )mas muitas foram as pessoas que se deslocaram a Mangualde por essas estradas e apoiaram o movimento mais underground de Portugal.
Mesmo com um cartaz quase maioritariamente português não deixou de ser uma boa aposta feita pela organização.
É de louvar o empenho pela Rocha produções que ano após ano mantêm vivo este excelente festival que tem tudo para ficar entre nós por muitos mais anos e notasse o grande empenho .
O amor à camisola mostrasse na atitude da organização que nunca se deixaram ir abaixo mesmo quando em outras ocasiões apostaram em bandas internacionais de nome sem se calhar verem um retorno mas finalmente este ano tiverem uma casa cheia como tanto mereciam .


Os concertos arrancaram por volta das 15.30 com a banda local Primal , para muitos como eu eram uns desconhecidos e sofreram um pouco devido serem os primeiros a tocarem visto muitos dos presentes ainda estarem na conversa e outros a chegar , o que foi o meu caso logo não poderei me alongar muitos em comentários somente posso deixar as poucos fotografias que consegui captar da ultima musica do set deles.





Em seguida subiram ao palco os Midnight Priest , estes rapazes de Coimbra mesmo prejudicados pelo som nunca conseguem dar maus concertos . De uma entrega em palco enorme mostraram todo o seu Heavy Metal que passa nas veias e levaram muitos dos seus seguidores a juntarem se à festa em frente do palco entoando várias das musicas que já fazem deles uma grande promessa no metal nacional .









Numa vertente bem diferente dos últimos os Unbridled subiram ao palco de Mangualde e mostraram a força do seu deathcore . No meu caso foi a primeira vez que os ouvi e sinceramente como é um estilo de musica que aprecio deixaram me a vontade de os voltar a rever o mais cedo possível . Muito dinâmicos em palco e seguros com o que tocam incentivaram muito os presentes e foram eles os primeiros a trazer o movimento à plateia.









Os Grunt eram uma das bandas que foram adicionados ao line up devido aos cancelamentos ocorridos mas mesmo assim as expectativas eram altas . Parte dos presentes estavam expectantes em relação à nova esperança do Grind nacional mas não era o dia perfeito para mostrarem o seu trabalho como se veio a confirmar . Foram prejudicados pelo som que não deixou em quase todos o set ouvir a voz mas mesmo assim mostraram se seguros e ainda ajudaram a aquecer os presentes que enchiam já o centro cultural.









Vindos de Grândola , os Seven Stitches mesmo com o seu guitarrista Bixo magoado e a tocar sentado deram um dos melhores concertos da noite . Estes jovens alentejanos que andam a promover o seu primeiro album “When the Hunter Becomes the Hunted” , numa vertente thrash/death metal de influências várias, do mais rápido e abrasivo ao mais técnico e melódico mandaram literalmente a casa a baixo e tiveram durante todos o set o publico na mão e em perfeita sintonia.









Em seguida subiriam ao palco os Painted Black que contam com o trabalho de estreia “Cold Confort” na bagagem e mostraram aos presentes o porque de serem uma das bandas que melhores criticas tem tido com o lançamento do seu álbum . Dentro do possível tiveram um bom concerto com um som razoável somente deixando os seus seguidores que ainda eram alguns tristes pela curta duração do set.









Era hora da banda da casa actuar e sem duvida que a recepção que tiveram mostram bem o peso que os Angriff têm por estes lados . Com o regresso do Rocha à bateria e o novo baixista esta formação deu um concerto competente e poderoso sem acusar as mais recentes mudanças. Fecharam o concerto em grande com a cover de Sepultura.









Vindos de Espanha os Omission subiram ao palco de Mangualde e também eles deram um dos grandes concertos da noite . Thrash Metal furioso e agressivo debitado por excelentes músicos com uma incrível presença em palco e super coesos não deixaram os presentes um só minuto parados. Dentro e fora do palco mostraram o porque de serem várias vezes requisitados para concertos em Portugal .







Para muitos os Cold Blooded eram os mais deslocados de todo o cartaz , principalmente depois dos cancelamentos de For the Glory e Step Back . Nada que a banda lisboeta não estivesse à espera mas entraram determinados em palco a mostrarem o seu som e a ajudarem à festa e foi isso que se passou . Notou se a presença de alguns dos seguidores da banda e logo o resto se juntou à festa fazendo esquecer aqueles que mostraram certa desconfiança pela banda .











Para muitos um dos motivos de maior interesse do cartaz eram os Holocausto Canibal , que como é habitual conseguiram um arraial bem é moda deles e não conseguem deixar ninguém indiferente .Com varios stage dives e muito mosh trouxeram animação aos presentes e conseguiram dar um excelente concerto como só eles sabem .









Os Italianos Theatre Des Vampires foram os seguintes a subir ao palco , também eles mostraram um género musical um pouco fora do enquadramento do cartaz mas mesmo sendo desconhecidos para muitos dos presentes ainda se viram por lá alguns fans .Pecaram pelo muito tempo perdido no sound check e pelo som demasiadamente alto . A vocalista Sonya Scarlet fez as delicias dos Homens presentes com os seus minúsculos fatos mas sinceramente não conseguiram aquecer os presentes deixando mesmo um pequeno travo de azedo na actuação.













Para finalizar os Ramp ainda com a sala cheia conseguiram um grande concerto com a competência habitual. Conseguiram ter o melhor som de todos os concertos e isso notou se e bem no desenrolar do concerto . Tocaram grandes clássicos e mostraram mesmo por entre algumas piadas que estão bem vivos . Ponto alto - ultimo tema com o pessoal de algumas das bandas em cima de palco e com a participação vocalista dos Holocausto Canibal na cover "Walk like an egiptian".













Pontos negativos somente posso apontar três :
. A iluminação de palco muito fraquinha e o imenso fumo em palco
. A qualidade sonora em alguns dos concertos
. Cerveja ter acabado

Depois desta enorme maratona de concertos somente esperamos que para o ano as condições sejam tão boas ou melhores que este ano e que o publico volte a comparecer em massa fazendo com que este festival continue presente por muitos anos .
Da minha parte só tenho que agradecer ao Rocha pela possibilidade que me deu para fotografar este excelente evento e que possamos para o ano estar todos presentes para mais um grande HMF Mangualde .

Mais fotografias brevemente em : http://joaocavaco.blogspot.com/



Last edited by bioteck on Thu Jan 20 2011, 16:47; edited 1 time in total
Back to top Go down
http://joaocavaco.blogspot.com/
Anger
Music listener
avatar

Registration date : 2009-03-03
Number of posts : 89
Country/ City : Espinho/ Portugal
Preferred Music Style : Heavy

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Wed Jan 19 2011, 02:30


Demais esta foto
Back to top Go down
Black Ju
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Female Number of posts : 817
Age : 38
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Thu Jan 20 2011, 03:23

Pelo que li e me contaram foi um fest animado.
Tive pena de não puder comparecer mas não dá para ir a tudo.
Parabéns pelo trabalho.
Back to top Go down
On Fire
Music listener
avatar

Registration date : 2009-04-16
Number of posts : 89
Country/ City : Maia
Preferred Music Style : Heavy Fucking Metal

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Fri Jan 21 2011, 20:40

Parabéns ao autor da reportagem
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Sat Jan 22 2011, 21:57

Eram poucas as bandas desse cartaz que me agradavam, em tempo frio e de crise como o de agora, optei por ficar em casa.

Parabéns, João : parabéns
Back to top Go down
Max
Music listener


Registration date : 2009-10-09
Male Number of posts : 113
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Sun Jan 23 2011, 20:02

Também não fui um pouco pelas mesmas razões. O tempo não estava muito convidativo para sair de casa.
Fico para o ano
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 40
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Sat Jan 29 2011, 23:22

Boa report João.
Este ano tive que faltar. Adoro o HardMetalFest e vai ser sempre um festival com presença obrigatória para mim. Este ano por motivos de força maior não pude estar presente e apoiar a organização. Adorava ter ido e ter comido um pratinho com porco no espeto e arroz de feijão ehehe
Fico muito feliz por ter tido um bom publico apesar de mais uma vez não terem havido as excursões.
Tiro o chapéu ao Rocha por não desistir, pelo empenho e organização de um excelente fest.
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
mjaleixo
Music listener
avatar

Registration date : 2009-08-31
Female Number of posts : 12
Age : 41
Country/ City : Lisboa
Preferred Music Style : black metal

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Mon Feb 07 2011, 23:54

tá muito bem cavaco!

curtimos bem nesta noite ; )

lolololol
Back to top Go down
mjaleixo
Music listener
avatar

Registration date : 2009-08-31
Female Number of posts : 12
Age : 41
Country/ City : Lisboa
Preferred Music Style : black metal

PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   Mon Feb 07 2011, 23:54

Back to top Go down
Sponsored content




PostSubject: Re: 15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde   

Back to top Go down
 
15.01.2010 REPORTAGEM XVII HardMetalFest - Mangualde
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Luv Injection v Saxon: UK -27.08.2010 "Rise of the Gladiators"
» Legends of Rock 2010
» CHRISTMAS 2010 REGGAE SELECTION 1
» Poison Dart (Fl) v Mighty Crown: Antigua 03.04.2010
» 2nd Live DVD - EVERYBODY SAY YEAH! ~TEMPTATION BOX TOUR 2010~ ZEPP TOKYO

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Hard n Heavy :: Live Music Feedback-
Jump to: