Backstage Music

HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 

2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club

Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Mon Sep 20 2010, 22:06

MOONSPELL
HEAVENWOOD
inauguração do novo Hard Club

Texto & fotos: Renata Lino

Nota: peço desculpa pela fraca qualidade das fotos, mas foram tiradas com uma compacta

Dois dos maiores nomes do metal nacional, na nova casa daquele que foi considerado pela esmagadora maioria o melhor espaço para concertos de todo o país. Estava em pulgas! As portas abriam às 21:00 mas ainda nem 20:30 eram quando cheguei ao Mercado Ferreira Borges. E não fui a primeira.

A fachada do Mercado encontra-se inalterada. E foi-me dito que a estrutura do Hard Club foi construída a cerca de um palmo das paredes do edifício para, se um dia, tiverem de sair (espero bem não ter que passar por essa angústia novamente!), poderem desmontar e voltar a montar em novo local, sem tocar no edifício original do Mercado.

Enquanto tentava descobrir por qual das portas se entraria para a sala 1 (é junto da bilheteira, do lado direito da entrada principal) e observava o merchandise das bandas e um lado e o merchandise do próprio Hard Club de outro, ouvi elementos dos HEAVENWOOD comentar que tinham de estar em palco às 22:00. O concerto tinha sido anunciado para as 21:30, mas pelos vistos já estava estipulado que começaria às 22:00, pelo que então não posso dizer que atrasou meia hora.

Mesmo sabendo isto, entrei mal as portas abriram. O cheiro a tinta era bastante intenso mas o entusiasmo de termos o “nosso” Hard Club de volta tornava-o suportável. Fiquei na conversa com amigos, fazendo as inevitáveis comparações entre o novo e o velho, recordando momentos passados no velho... e o tempo passou rápido.

Passavam dois ou três minutos das dez quando as luzes da sala apagaram e a música ambiente deu lugar à intro de HEAVENWOOD, que por sua vez abriu caminho a “rain of July”.

Sendo o evento que era, estava à espera de ver mais gente, mas a sala estava bastante composta e todos cantavam, ou abanavam a cabeça e/ou braços ao som da banda.

Do primeiro álbum tocaram “flames of vanity”, do mais recente tocaram “13th moon” e “fragile”, e do próximo (em fase de gravação, creio), apresentaram “the Arcadia order”. Para o fim ficou “suicidal letters”. Sim, contaram bem – seis temas. Eu sei que eram “apenas” a banda de abertura, mas mereciam ter tocado pelo menos mais um quarto de horita. Soube a muito pouco, ainda por cima quando estava a ser tão bom – embora no princípio a voz de Ernesto estivesse algo abafada, e no último tema tenha havido uns feedbacks incómodos.

Por esta altura já tinha chegado o número de pessoas que eu achava estar a faltar – a casa estava cheia, sem estar apinhada, como deveria ser sempre. Assim uma pessoa pode curtir o concerto na boa, movimentar-se, circular... Costuma usar-se a expressão “poder respirar”, mas infelizmente não era o caso. Isto porque o calor era tal que tanto público como músicos pingavam, literalmente. Espero que o Hard Club esteja equipado com ar condicionado e que por qualquer motivo não tenha sido ligado ontem. Caso contrário, é de considerar ir de bikini e calções de praia ao próximo concerto. Mas entretanto, no Facebook, anunciaram que até dia 22 estarão a melhorar o Hard Club, pelo que estou a contar não sofrer tanto em Dark Tranquillity (3 de Outubro).

Não passava muito das onze quando ecoou “perverse... almost religious” (para quem não se lembra, é o nome da introdução do álbum “Irreligious”). Mas tão depressa começou como parou, voltando a música ambiente (Nine Inch Nails, se não estou em erro). Falsa partida, eh eh. Mas não tardou a arrancar de verdade seguindo-se, tal como no álbum, por “opium”, “awake” e ainda “for a taste of eternity”.

Fernando Ribeiro agradeceu então ao Hard Club a honra que era fechar o ciclo de inauguração, depois de Atari Teenage Riot (sexta-feira) e Danko Jones (sábado).Que era algo de bom não só para o Porto mas para o metal em geral.

Este concerto de MOONSPELL foi um mimo para os fãs mais antigos da banda. Do mais recente trabalho, “Night Eternal”, tocaram três músicas (o tema-título, “moon in mercury” e “scorpion flower”), mas o resto do alinhamento foi retirado “do baú”. Com algumas surpresas, até, como “abysmo” e “Trebaruna” – esta última que não tocavam há cerca de 14 anos e, aparentemente, tinham prometido não voltar a fazê-lo. Mas Fernando acrescentou que as promessas eram para se quebrar, não para se cumprir. Lembro-me que já o ano passado, no Caos Emergente, ele disse algo semelhante referente às músicas dos primórdios da banda e no entanto, em 2007, lá estavam eles a reeditá-las no álbum “Under Satanae”. Na noite de ontem, presentearam-nos com “opus diabolicum” e “goat on fire” desse mesmo álbum/época.

Não me recordo quantas vezes já vi MOONSPELL, mas de cada vez que ouço o público a gritar o refrão de “alma mater” é sempre uma grande emoção. Desta vez, Fernando (depois de dizer que aquela era a música a que de seguida eles iam embora, nós chamávamos por eles e eles regressavam) pediu para cantar pelo Hard Club, para mostrar o reconhecimento pelo espaço. A resposta a este pedido foi muito mais que "uma grande emoção": até deu arrepios na espinha.

Não precisámos chamar muito para que voltassem com “... of dream and drama (midnight ride)” e “raven claws”. Fernando agradeceu novamente ao Hard Club, aos HEAVENWOOD (por quem tinham grande respeito e admiração) e ao público por ter tirado umas horas ao seu domingo, e ainda para mais tendo a maior parte que ir trabalhar ou estudar no dia seguinte. E o tema final, como não podia deixar de ser, foi “fullmoon madness”. Mais uma vez, o coro de vozes no refrão foi memorável.

Back to top Go down
Max
Music listener

Registration date : 2009-10-09
Male Number of posts : 113
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Mon Sep 20 2010, 23:51

Brutal este concerto! Fez recordar velhas memorias do antigo Hard Club.
Back to top Go down
covenant
Music listener

Registration date : 2010-09-18
Male Number of posts : 15
Country/ City : Gondomar
Preferred Music Style : DnB / Metal / Hardcore

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Tue Sep 21 2010, 00:27

Max wrote:
Se bem que este novo hard club não tem muito haver com o outro. Só espero que traga muitas bandas interessantes
Back to top Go down
Pieni

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Tue Sep 21 2010, 09:42

covenant wrote:
Max wrote:
Se bem que este novo hard club não tem muito haver com o outro. Só espero que traga muitas bandas interessantes

O antigo era mais "clássico" - bastava as paredes em pedra para ser logo diferente. Mas concordo com o Max - a "essência" estava lá toda. Até me vieram as lágrimas aos olhos com tanta recordação que me veio à cabeça
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Tue Sep 21 2010, 17:33

Obrigada pelo feedback Tita.
Temos que dar hipótese a este novo Hard Club. Claro que o espaço do antigo vai deixar sempre marca, mas o mais importante é o Porto ganhar um sitio assim para bons concertos.
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Tue Sep 21 2010, 17:41

De nada. Aliás, foi um prazer poder "passar a palavra". O antigo Hard Club trouxe-me momentos excelentes, é a minha humilde maneira de agradecer. E estou a contar com novos momentos desses. Este domingo foi um deles, já!
Back to top Go down
Anger
Music listener

Registration date : 2009-03-03
Number of posts : 89
Country/ City : Espinho/ Portugal
Preferred Music Style : Heavy

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Fri Sep 24 2010, 00:42

O novo HC promete abanar o norte
Back to top Go down
Pieni

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Fri Sep 24 2010, 11:51

Anger wrote:
O novo HC promete abanar o norte

Eu espero que abane o país todo
Back to top Go down
MI-13

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Tue Sep 28 2010, 17:44

Major Failure minha em não ter podido ir ...
Mas pronto é bom saber que correu tudo pelo melhor.

E obrigado por partilhares as fotos e texto

compacto ou não o que interessa é que cá está

Thanks

Back to top Go down
Pieni

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Tue Sep 28 2010, 18:05

MI-13 wrote:
compacto ou não o que interessa é que cá está

Thanks

Mas foi frustrante porque afinal podia ter levado "a grande".

De nada. Eu gosto de escrever
Back to top Go down
Solitude
Photographer

Registration date : 2009-08-07
Female Number of posts : 13
Country/ City : Portugal/Queluz
Preferred Music Style : Metal (almost all genres)

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Thu Oct 07 2010, 18:33

O MI-13 tem razão, mesmo assim tiraste fotos jeitosas e conseguiste descrever tão bem essas memórias
Back to top Go down
http://poisonedtwilight76.deviantart.com/
Pieni

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   Thu Oct 07 2010, 18:50

Obrigado, Solie. Foi mesmo uma noite memorável
Back to top Go down
Sponsored content

PostSubject: Re: 2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club   

Back to top Go down

2010-09-19, MOONSPELL + HEAVENWOOD, Hard Club
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Addies: Cue Club, Queens NY. 1995
» Rapattack: Allstars Boxing Club, Harrow Road, Paddington. 25 December 1987. (Time FM & Girl's FM Allnighter!)
» VOLCANO EXPRESS V SAXON STUDIO: HILL TOP CLUB, NW10. 1987
» Roots Hi-Tek: Club Roots Underground, London. 2005
» Emperor Faith, Riverboat Club 1981