Backstage Music

HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 

ENTREVISTA COLDFEAR

Go down 
AuthorMessage
Black Ju
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Female Number of posts : 817
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: ENTREVISTA COLDFEAR   Sun Mar 21 2010, 21:00

ENTREVISTA Coldfear

Realizada por: Joana Cardoso

Os Coldfear oriundos de Barcelos formaram-se em 2005 e têm demonstrado a sua qualidade ao longo destes 5 anos. Foi com a demo de 2007 – “What Lies Beneath” que se deram a conhecer melhor e chamaram à atenção para o seu trabalho. Mas foi em 2009 com a edição do EP – “Decadence In The Heart Of Man”, que quaisquer as dúvidas que se podiam existir caíram por terra.
Este EP de Thrash/Death Metal mostra bem as suas influências da escola sueca e possui riffs rápidos, bem construídos e com momentos melódicos e compassados, levando-nos a reflectir acerca das atitudes do ser humano.
Uma excelente banda do underground nacional a acompanhar.

O Backstage Music Fórum esteve à conversa com o vocalista Zé Manel para conhecer um pouco melhor o colectivo, o EP e saber os seus planos futuros.

Backstage: Os Coldfear contam já com quase 5 anos de existência. Podem contar-nos como surgiu a banda e quais as principais dificuldades que sentiram nessa fase inicial?
Antes de mais, muito obrigado em nome dos Coldfear pela oportunidade proporcionada pelo Backstage Music Forum!
Os Coldfear surgiram como a maioria dos projectos musicais surgem, como um passatempo em que alguns amigos se juntam para debitar uns riffs e mandar umas taroladas. À medida que o tempo passava as coisas começaram a ganhar outra dimensão e surgiu a ideia de tornar aquilo num projecto com pés e cabeça. Nessa altura já existiam três dos presentes membros, o Bruno, o Hugo e o Francisco. Durante os tempos seguintes eles viram-se com algumas dificuldades até encontrarem um novo guitarrista e um vocalista. Foi depois de algumas tentativas que descobriram o Pedro e ficou ele com o cargo da segunda guitarra.
Por último faltava o “frontman” e só em finais de 2006 é o Hugo descobriu que eu mandava uns berros e me convidou para o projecto. Tendo sido eu o último membro a dar entrada na banda, tive sorte e não passei pelas dificuldades iniciais! (risos)
O maior problema foi mesmo encontrar a formação definitiva, fora isso foi o processo normal de desenvolvimento duma banda.

Backstage: Que balanço fazem de todo este período?
Muita coisa! (risos) A nível de banda, penso que basta pensar hoje no que éramos à 5 anos atrás! A evolução foi extremamente notória e estamos muito satisfeitos por termos chegado onde estamos hoje. Contundo, continuamos perfeitamente conscientes de que o caminho que se segue é muito pior que o que fizemos até agora, mas com trabalho e convicção esperamos chegar lá e quando lá chegarmos esperamos repetir o que acabei de dizer.
A nível pessoal, é algo mesmo muito positivo! Não sei como eles se lembraram de pegar num puto como eu e juntos chegarmos onde estamos hoje. A minha vida deu uma volta enorme e não me imaginava hoje sem Coldfear. Passo a citar: “Conseguirias viver sem Coldfear?”, ao qual respondo – “Conseguia, mas não era a mesma coisa!” (risos)

Backstage: Houve alguma mudança ou processo evolutivo entre a vossa demo de 2007 “What Lies Beneath” e o EP (2009) “Decadence In The Heart Of Man”?
Estamos sempre em constante evolução, quer a nível pessoal quer a nível do todo. Muitas coisas mudaram desde a demo até ao EP e mesmo depois do EP continuamos a mudar. Trabalhamos continuamente para fazer melhor e superarmo-nos a nós mesmos. Quem ouvir a nossa demo e o EP nota claramente a nossa evolução e esperamos causar um mesmo, ou ainda maior, impacto do EP para o álbum.

Backstage: Faz-nos uma breve apresentação/review do EP para quem não o conhece.
Muito basicamente, é um EP com 5 músicas de Thrash/Death metal que vai certamente agradar apreciadores do género. Tem escola sueca e tem riffs “à homem”. Mais do que isto é preciso vir a um concerto e opcionalmente comprar um EP! (risos)

Backstage: Para um EP de um banda com tão pouco tempo de existência considero este vosso trabalho muito bom, até melhor do que muitos cd’s tanto a nível de qualidade de som como de Artwork, entre outros aspectos. Dão especial valor a esses pormenores e acham-nos importantes para a vossa notoriedade e reconhecimento? A que nível?
O nosso obrigado pela critica!
Achamos sinceramente que nos dias de hoje não é apenas a música que conta. É sem dúvida a mais alta das cartas, sem a música não existiria nada. Contudo consideramos a qualidade de som extremamente importante, daí termos avaliado consideravelmente as hipóteses que constavam na mesa. Relativamente ao Artwork, tinha-mos a possibilidade de sermos nós a fazê-lo, contudo optámos pelo profissional visto que estávamos a apostar ao máximo o que conseguíssemos no EP. Depois do cd na mão, para além dos concertos, a promoção é extremamente importante para a divulgação de uma banda.

Backstage: Consideram que nos Ultrasound Studios os produtores conseguiram captar a essência que queriam transmitir neste trabalho? E acham que o Augusto Peixoto também o conseguiu com o seu excelente trabalho gráfico?
Como primeira experiência de estúdio o resultado é positivo. No geral correu tudo bem e saímos de lá retendo conhecimentos muito importantes para o nosso futuro.
No que toca à parte gráfica, ficamos muito satisfeitos com o trabalho do Augusto. Foi preciso bater umas quantas vezes na parede pois tínhamos a nossa ideia bastante vincada, que é “Não!” até que ele nos mostrou a versão final e aí dissemos “Sim!”. (risos)

Backstage: Como é que o EP tem sido recebido pelo público?
Tem sido muito bem recebido e até tem superado as nossas expectativas! No geral as criticas são bastante positivas e a recepção nos concertos acaba por comprovar isso mesmo. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado obtido!

Backstage: Qual o tema que vos dá mais prazer tocar ao vivo e porquê?
Isso já é uma pergunta pessoal! (risos) Falando por mim, o que mais gozo me dá tocar é a “Creators of Blinded Evolution”. É o tema que dá para pôr o público a cantar o refrão comigo e isso acaba por criar uma sintonia da banda com o público. E também porque é a nossa verdadeira “suecada musical”! (risos)

Backstage: Podem-nos explicar a história da escolha de “Decadence In The Heart Of Man” como título para o EP.
Não tínhamos mais ideias e decidimos pegar num nome que já existia! (risos)
A verdade é que queríamos evitar dar ao nome do EP o nome de uma das músicas, porque involuntariamente ir-se-ia acabar por associar mais o disco àquela música e a ideia não era definitivamente essa. Mas depois de muitas sugestões, quando chegamos ao ponto em que cada nome que era sugerido era pior que o anterior, decidimos optar pelo actual título. É o que melhor representa o que é dito no conteúdo lírico. A tradução literal é exactamente aquilo que retratamos sem tirar nem pôr, o egoísmo, a superioridade, a estupidez, a decadência humana.

Backstage: No balanço de 2009 da revista LOUD! foram contemplados com o 2º lugar para melhor banda sem contrato a nível nacional. O que sentiram com esta contemplação e em que medida poderá ter alguma influência na vossa carreira?
Sentimo-nos contentes multiplicado por 10! (risos)
Ficamos mesmo estupefactos quando soubemos da notícia e compra-mos todos a revista para confirmar que realmente era o nosso nome que lá vinha! (risos)
Esperamos que o nome de Coldfear passe em mais bocas e consigamos com isso mostrar a mais pessoas aquilo que fazemos.

Backstage: Quais os planos futuros dos Coldfear?
Neste momento estamos a promover o EP dando concertos pelo pais fora, embora mais na zona norte neste momento, esperamos até ao fim do ano cobrir Portugal inteiro. Depois disso, talvez em finais deste ano, inícios do próximo entraremos em estúdio para gravar o nosso álbum de estreia.

Backstage: Com que banda(s) gostariam de partilhar o palco e porquê?
Isso já é outro assunto! (risos) Mais um vez só posso falar por mim, porque trata-se mesmo duma questão pessoal. Se um dia tocássemos ao lado de Gojira, The Haunted e Lamb of God, eu acho que fizesse o que fizesse, morria feliz! (risos) São bandas que admiro e me dão inspiração e vontade para continuar a fazer o que faço.

Backstage: Já pensam na gravação de um álbum ou preferem explorar durante mais algum tempo o vosso último registo?
Como disse anteriormente, vamos explorar o EP dando concertos por Portugal fora, por um lado para mostrar ao máximo possível de pessoas o nosso trabalho e por outro pela experiência que vamos ganhar com isso, tanto a nível pessoal como profissional.

Backstage: Uma mensagem para os seguidores do Backstage.
Continuem a frequentar o Backstage que vale a pena! (risos) Sou frequentador e louvo a qualidade da equipa que trabalha lá!
Relativamente a nós, recomendamos que apareçam num concerto nosso e tirem a prova dos nove. Nós agradecemos a presença e prometemos dar um bom espectáculo!
Por último, obrigado Joana pela entrevista, esperamos ver-te num concerto próximo perto de si. (risos)
Back to top Go down
MI-13

Male Number of posts : 956
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Mar 22 2010, 14:52

grande entrevista, parabéns JU muito bem estruturada.
Estes meninos são um mimo sim senhora, quer dizer são uns insurrectos com um toque Sueco .

Que corra tudo bem na promoção desse EP, pois são malta porreira que faz a festa, com um grande som .

Bota lume nisso né???

cheeersss Malta
Back to top Go down
Krunus
Music listener

Registration date : 2008-01-14
Number of posts : 277
Country/ City : Gaia, Portugal

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Mar 22 2010, 15:13

O ano passado vi um concerto deles no Metalpoint que arrasaram.
Por pena minha ainda não conheço o EP mas prometo que vou ouvir isso.
Back to top Go down
MI-13

Male Number of posts : 956
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Mar 22 2010, 15:14

Krunus wrote:

Ouve que vale a pena :D
Back to top Go down
On Fire
Music listener

Registration date : 2009-04-16
Number of posts : 89
Country/ City : Maia
Preferred Music Style : Heavy Fucking Metal

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Mar 22 2010, 20:46

Boa entrevista Black Ju
Estes rapazes ainda têm muito para dar. São uma banda que merece todo o apoio.
Back to top Go down
Black Ju

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Mar 22 2010, 21:16

Obrigada a todos pelas palavras.
São sem dúvida uma banda a acompanhar.
Back to top Go down
flying-whale
Musician

Registration date : 2009-07-16
Male Number of posts : 18
Country/ City : The Rooster's Territory
Preferred Music Style : Suecada Musical

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Tue Mar 23 2010, 13:21

MI-13 wrote:
... quer dizer são uns insurrectos com um toque Sueco .

Que corra tudo bem na promoção desse EP, pois são malta porreira que faz a festa, com um grande som .

Bota lume nisso né???

cheeersss Malta

Cuidado com os insurrectos porque se não levas os Húngaros no próximo sábado vais ficar com uma nova casa... 8)

Krunus wrote:

Eu diria que só aquecemos a coisa, porque a destruição veio depois! eheh
Mas obrigado pelo comentário!

On Fire wrote:
Boa entrevista Black Ju
Estes rapazes ainda têm muito para dar. São uma banda que merece todo o apoio.

Obrigado!

Black Ju wrote:
São sem dúvida uma banda a acompanhar.

Obrigado mais uma vez Joana! Sorte que a entrevista foi respondida por mail, pois caso fosse numa conversa iamos responder a tudo menos ao que fazia falta! ahah
Back to top Go down
http://www.myspace.com/coldfearband
Devil
Music listener

Registration date : 2008-01-25
Number of posts : 193
Country/ City : Portugal/ Braga

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Tue Mar 23 2010, 13:48

Não conhecia muito a história desta banda. Agora fiquei a conhecer melhor
Boa sorte para a promoção do EP
Back to top Go down
Black Ju

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Wed Mar 24 2010, 22:09

flying-whale wrote:

Obrigado mais uma vez Joana! Sorte que a entrevista foi respondida por mail, pois caso fosse numa conversa iamos responder a tudo menos ao que fazia falta! ahah

Nunca se sabe :p Se fosse feita num dia de concerto era possível. ehehehe
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Mar 29 2010, 14:08

Excelente entrevista.
Dou os parabéns à Ju, e aos Coldfear pelo excelente trabalho que têm feito!
Uma banda que vai continuar a dar muito que falar.
Agradeço ao Zé o apoio que tem dado ao Backstage!
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
flying-whale
Musician

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Sat Apr 03 2010, 04:04

Sandra Manuel wrote:
Excelente entrevista.

Eu a ti só te digo uma coisa... já tou farto de comer húngaros!
Back to top Go down
Sandra Manuel

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Sat Apr 03 2010, 15:26

flying-whale wrote:
Sandra Manuel wrote:
Excelente entrevista.

Eu a ti só te digo uma coisa... já tou farto de comer húngaros!

Olha, meter nojo com comida a uma pessoa no meu estado é pura maldade.
Devias era enviar-me uma caixa de húngaros aqui para casa!!!
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
flying-whale
Musician

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Sat Apr 03 2010, 16:49

Sandra Manuel wrote:

Olha, meter nojo com comida a uma pessoa no meu estado é pura maldade.
Devias era enviar-me uma caixa de húngaros aqui para casa!!!

Eu sou uma boa alma! o:)
O problema é que não sei onde os comprar, porque sempre comi à pála... :P

Mas eu vou investigar a situação.
Back to top Go down
Krunus
Music listener

Registration date : 2008-01-14
Number of posts : 277
Country/ City : Gaia, Portugal

PostSubject: Re: ENTREVISTA COLDFEAR   Mon Apr 05 2010, 14:41

De tanto ouvir falar de hungaros já me está a crescer a agua na boca