Backstage Music
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.
Backstage Music


 
HomeHome  SearchSearch  Latest imagesLatest images  RegisterRegister  Log in  
INTERVIEWERS WANTED!
+Info
Photobucket

 

 Cascais Cool Jazz- 7ª edição

Go down 
3 posters
AuthorMessage
verpertine
News press
News press
verpertine


Registration date : 2007-09-23
Male Number of posts : 657
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : All Styles

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptyTue Mar 09 2010, 15:58

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Detalhe_cooljazz

Com uma proposta original no calendário musical português, o Cascais CoolJazzFest regressa em Julho com grandes talentos internacionais, numa viagem pelas linguagens e atmosferas do jazz. Apostando na fusão de sonoridades e estilos, o programa de 2010 propõe 12 imperdíveis concertos. NORAH JONES, DIANA KRALL E CHRIS ISAAK SÃO PRESENÇAS JÁ CONFIRMADAS.

A 7ª edição de CoolJazzFest retoma o formato que já o caracteriza: concertos ao ar livre onde as vozes e melodias mais marcantes da cena musical da actualidade se apresentam numa experiência única. Em Cascais e Mafra, o CoolJazzFest realiza-se nas atmosferas singulares de locais como o Hipódromo Manuel Possolo, o Parque Marechal Carmona e o Jardim do Cerco.

Já se encontram à venda os bilhetes para os espectáculos de DIANA KRALL E CHRIS ISAAK. Para o concerto de NORAH JONES estarão à venda a partir de 10 de Março em www.norahjones.com e na Ticketline e locais habituais a partir de 12 de Março.

A anunciar brevemente outros nomes de primeira linha e talentos promissores no cartaz do CoolJazzFest deste ano.
Back to top Go down
Cortez
Music listener



Registration date : 2009-08-06
Male Number of posts : 9
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : Jazz

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptyWed Mar 10 2010, 13:42

Recomendo a todos os que gostam de boa musica a estarem presentes neste festival
Back to top Go down
verpertine
News press
News press
verpertine


Registration date : 2007-09-23
Male Number of posts : 657
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : All Styles

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptyThu Mar 25 2010, 18:28

Elvis Costello e Corinne Bailey Rae no Cascais CoolJazzFest

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Corinne20bailey20rae

Elvis Costello, figura consagrada da música popular; e a jovem Corinne Bailey Rae, considerada uma das mais talentosas e promissoras cantoras da sua geração são a nova aposta para a edição 2010 do Cascais CoolJazzFest.
Back to top Go down
jdaniel
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
jdaniel


Registration date : 2009-06-22
Male Number of posts : 584
Country/ City : Portugal / Porto
Preferred Music Style : vários

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptyTue May 11 2010, 01:42

NOITE DE JAZZ EM PORTUGUÊS COM ANTÓNIO PINHO VARGAS, LAURENT FILIPE E GROOVE4TET

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Mosaico_cjf_03maio

Pela primeira vez o COOLJAZZFEST orgulha-se de apresentar uma noite dedicada ao JAZZ Português: ANTÓNIO PINHO VARGAS, LAURENT FILIPE e os GROOVE4TET são os artistas convidados. Esta vai ser uma noite muito especial que ficará marcada na memória de todos os presentes pelas actuações de dois grandes artistas nacionais. ANTÓNIO PINHO VARGAS que sozinho ao piano vai interpretar muitos dos temas dos seus aclamados álbuns Solo e Solo II, LAURENT FILIPE que numa viagem no tempo atravessa mais de 10 álbuns editados e 30 anos de carreira, e para finalizar esta noite que se pretende venha a ser a primeira de muitas outras, os GROOVE4TET (Banda vencedora do CooljazzTalents 2009), que sobem ao palco para a apresentação oficial do seu primeiro disco.

ANTÓNIO PINHO VARGAS
Iniciou a sua actividade no campo do jazz no início dos anos 70 e inserido nas correntes então vanguardistas (como o free jazz) cujas primeiras manifestações despontavam em Portugal, António Pinho Vargas viria também a interessar-se paralela ou consecutivamente por diversas expressões do jazz e da música pop urbana, como o rock, o funk e outras manifestações das chamadas fusões, mais tarde vindo a estabilizar por assim dizer esse percurso sinuoso, multifacetado e prolífico na criação de um tipo de jazz de características muito raras entre nós, atitude acompanhada da consciente assunção da sua qualidade de músico europeu e, sobretudo de músico português.
12 anos depois de “A Luz e a Escuridão”, o seu último disco de jazz, António Pinho Vargas publica o primeiro disco a solo da sua carreira na Música Improvisada, iniciada com o álbum “Outros Lugares” e continuada com mais três álbuns editados nos anos 80 e dois na década seguinte. De facto, poucos músicos de Jazz terão tido tantos trechos acolhidos até nas estações comerciais de rádio, músicas como “Tom Waits”, “Dança dos Pássaros” ou “As Mãos”. Vargas tem um talento especial para a melodia que lhe é tão peculiar como a vocação para a improvisação. E haverá melhor veículo para esses dons do que um disco de piano... Solo?
Com pouco menos de um ano de intervalo sobre a edição de Solo, (um CD onde o artista, sublinhando sempre a melodia e a liberdade de interpretação, revisita as suas músicas mais conhecidas, lança uma luz nova sobre trechos que quase tínhamos esquecido e estreia dois temas novos, é editado Solo II um CD que reúne trechos inéditos das sessões do aclamado Solo (2008) e novos registos de 2009: versões de músicas de José Afonso e Bob Dylan ao lado das composições do próprio Vargas.
António Pinho Vargas vai apresentar no Cascais CooljazzFest, dia 17 de Julho no Palco do Parque Marechal Carmona SOLO e SOLO II. Sozinho ao piano ANTÓNIO PINHO VARGAS, um dos mais conceituados artistas portugueses, vai a proporcionar a todos os presentes um espectáculo de rara beleza.

LAURENT FILIPE
Trompetista, compositor, produtor, Laurent Filipe nasceu em São Paulo, no Brasil, em 1962.
Começou a tocar e a gravar em Portugal aos quinze anos de idade. Licenciou-se em Teoria e Composição Musical pela Universidade de Kansasem em 1985, e obteve uma pós graduação em Composição Musical para Cinema pelo Berklee College of Music em 1987. Tem em curso um doutoramento em ciências humanas. Estudou com os trompetistas Roger Stoner e Greg Hopkins, e participou em seminários de Wynton Marsalis.
Actuou como líder do seu próprio grupo e como “sideman” em diversos clubes e festivais de jazz nos E.U.A., Europa, África e Ásia. Participou em sessões com figuras marcantes do jazz como: Tete Montoliu, Maceo Parker e o lendário baterista Walter Perkins, entre muitos outros. Apareceu frequentemente como convidado especial de artistas como Mariza e Rui Veloso.

É autor de extenso reportório nos campos da música tradicional e contemporânea (incluindo obras para o Grupo de Metais do Seixal, Remix Ensemble e Opus Ensemble), jazz e afro-Cubano. Compôs a banda sonora do documentário “City at Night” (E.U.A.), da longa metragem “Porto Santo” e do espectáculo multi-média “Quadrofonia do Tempo”, bem como música para várias peças de teatro.
Trabalha actualmente com as formações Duo Iberia, Homenagem a Chet Baker, The Song Band, o sexteto Mingus e Mais, o quarteto Flick Music (música de filmes) e a Swing City Orquestra.
No Cascais CooljazzFest dia 17 de Julho, Laurent Filipe vai apresentar o espectáculo “Quase…All of Me”, uma viagem por dez discos e mais de trinta anos de carreira.

GROOVE4TET
Formado em 2006, o Groove4tet é o grande vencedor do CooljazzTalents 2009.
Groove 4tet não é mais do que o equilíbrio entre diferentes influências, sonoridades e ambições de quatro músicos e amigos: Frederico Martinho (guitarra), Daniel Lima (hammond), Pedro Pinto (contrabaixo) e João Correia (bateria).
Partiram do gosto comum pela música soul, blues,funk e jazz, que aliaram à vontade de trazer de novo a dança aos clubes de jazz.
O repertório explorava temas de artistas precursores neste género, como John Scofield, Joshua Redman, Soulive, Stevie Wonder, Herbie Hancock, entre outros, mas gradualmente veio a assentar acima de tudo em temas originais deste novo quarteto.
O que resulta desta fusão é uma sonoridade crua, carregada de emoção, por vezes leve e dançável, por vezes mais densa e experimental, mas sempre intensa, visando a fruição do momento por parte de todos os presentes.
Dia 17 de Julho os Groove4tet sobem ao palco para brindarem todos os presentes com a primeira apresentação oficial do seu primeiro CD de título Do The Right Thing. Esta é pois a oportunidade única de verem e ouvirem este talentoso grupo que foi o grande vencedor do CooljazzTalents 2009.

Os bilhetes para a Noite de Jazz em Português com os espectáculos de António Pinho Vargas, Laurent Filipe e Groove4tet (17 Julho) já se encontram à venda. Brevemente, serão anunciados os demais nomes que completarão o cartaz do Cascais CooljazzFest.

Back to top Go down
jdaniel
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
jdaniel


Registration date : 2009-06-22
Male Number of posts : 584
Country/ City : Portugal / Porto
Preferred Music Style : vários

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptyTue May 11 2010, 01:52

PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL E NA ABERTURA DO CASCAIS COOLJAZZFEST'10 - REGINA SPEKTOR

Cascais Cool Jazz- 7ª edição ReTouch_imagemregina

Após ter emergido da cena anti-folk nova-iorquina REGINA SPEKTOR é reconhecida mundialmente como uma das mais talentosas artistas do momento. Pela primeira vez o público português vai poder vê-la ao vivo, na abertura do CoolJazzFest’10 dia 1 de Julho.

REGINA SPEKTOR nasceu em Moscovo, ainda na extinta União Soviética, numa família de músicos: o pai era fotógrafo e violinista amador e a mãe professora de música da Universidade de Música Russa. Aos 9 anos de idade deixa o País e viaja com a família, primeiro para a Áustria e depois para Itália, acabando por fixar-se no Bronx (Nova Iorque) onde Regina continuou os seus estudos de música clássica com Sonia Vargas que a considerou uma aluna super dotada. Ao princípio o seu interesse musical focou-se na música clássica, mas com o passar do tempo, os seus gostos e horizontes musicais foram-se abrindo a outros tipos de música como o punk, hip-hop e o rock.

Ao tomar contacto com o trabalho de Joni Mitchel e Ani DiFranco entre outros, Regina acreditou que podia compor as suas próprias músicas, e foi assim que escreveu A Cappella aos dezasseis anos, e as primeiras músicas com voz e piano perto dos dezoito.

Gradualmente começa a ser notada e conhecida através das suas actuações no cenário Antifolk na cidade de Nova Iorque, mais concretamente no East Village´s Sidewalk Café, no Living Room, no Tonic e Knitting Factory, entre outros.

Facilmente na sua música se encontram influências folk, punk, rock, judaicas, russas e de música clássica. As suas canções não são autobiográficas, baseiam-se em personagens criadas da sua própria imaginação. Geralmente canta em inglês, embora algumas vezes inclua palavras ou versos em latim, russo ou francês. Algumas letras fazem alusão à literatura como é o caso de F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway em “The Poor Little Boy”, o Pequeno Príncipe em “Baobabs” e Virginia Woolf e Margaret Atwood em “Paris” ou ainda Boris Pasternak em “Aprés Moi”.
O seu estilo musical pode comparar-se a Tori Amos e Fiona Apple e o estilo vocal ao da Bjork.

REGINA trabalha arduamente para que cada música tenha o seu cunho musical próprio, ao mesmo tempo que tenta desenvolver um estilo distinto para a sua música como um todo. A sua voz tem um amplo alcance vocal que ela usa em toda a sua extensão, ao mesmo tempo que explora diferentes técnicas vocais, como versos contendo apenas sons feitos pelos seus lábios, além de Beatbox usado no meio das músicas.

Temas como “You Dont Know Me“ em parceria com Ben Folds ou a sua versão de “Real Love” dos Beatles, não sendo temas do seu próprio reportório, foram responsáveis pelo seu reconhecimento mundial.

Em 2009, foi editado “FAR”, o seu quinto registo discográfico.

REGINA SPEKTOR
apresenta-se com todo o seu esplendor no Parque de Palmela dia 1 de Julho na abertura do CoolJazzFest’10.

Back to top Go down
jdaniel
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
jdaniel


Registration date : 2009-06-22
Male Number of posts : 584
Country/ City : Portugal / Porto
Preferred Music Style : vários

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptyTue May 11 2010, 02:02

NOMES JÁ CONFIRMADOS NESTA 7º EDIÇÃO

CASCAIS COOLJAZZFEST
REGINA SPEKTOR // 1 JULHO, Parque Palmela
CHRIS ISAAK // 5 JULHO, Parque Marechal Carmona
NORAH JONES // 13 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo
NOITE DE JAZZ EM PORTUGUÊS com ANTÓNIO PINHO VARGAS, LAURENT FILIPE, GROOVE4TET // 17 JULHO, Parque Marechal Carmona
CORINNE BAILEY RAE // 24 JULHO, Parque Marechal Carmona
DIANA KRALL // 25 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo
CLUB DES BELUGAS // 27 JULHO, Parque Marechal Carmona
ELVIS COSTELLO & THE SUGARCANES // 28 JULHO, Parque Marechal Carmona
SOLOMON BURKE Special Guest JOSS STONE // 29 JULHO, Parque Marechal Carmona

MAFRA COOLJAZZFEST
DEOLINDA // 20 JULHO, Jardim do Cerco
ORQUESTRA BUENA VISTA SOCIAL CLUB FEAT. OMARA PORTUONDO // 23 JULHO, Jardim do Cerco
Back to top Go down
jdaniel
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
jdaniel


Registration date : 2009-06-22
Male Number of posts : 584
Country/ City : Portugal / Porto
Preferred Music Style : vários

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptySun May 16 2010, 00:25

NOITE COM MARIA BETHÂNIA E CELSO FONSECA FECHA CARTAZ DO CASCAIS COOLJAZZFEST'10

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Mosaico_cooljazz_13maio

Pela primeira vez o CoolJazzFest dedica uma noite à música brasileira. É a noite do dia 22 de Julho, no Hipódromo Manuel Possolo, em que dois dos mais importantes artistas da MPB foram convidados a estarem presentes para dois espectáculos que se pretende sejam memoráveis.

Maria Bethânia e Celso Fonseca encerram assim com chave de outro o cartaz da 7ª edição do CoolJazzFest.
Back to top Go down
jdaniel
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
jdaniel


Registration date : 2009-06-22
Male Number of posts : 584
Country/ City : Portugal / Porto
Preferred Music Style : vários

Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição EmptySun May 16 2010, 00:30

CARTAZ COMPLETO 7ª EDIÇÃO COOLJAZZFEST

CASCAIS COOLJAZZFEST

REGINA SPEKTOR
// 1 JULHO, Parque Palmela

CHRIS ISAAK
// 5 JULHO, Parque Marechal Carmona

NORAH JONES
// 13 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo

NOITE DE JAZZ EM PORTUGUÊS com ANTÓNIO PINHO VARGAS, LAURENT FILIPE, GROOVE4TET
// 17 JULHO, Parque Marechal Carmona

MARIA BETHÂNEA e CELSO FONSECA
// 22 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo

CORINNE BAILEY RAE
// 24 JULHO, Parque Marechal Carmona

DIANA KRALL
// 25 JULHO, Hipódromo Manuel Possolo

CLUB DES BELUGAS
// 27 JULHO, Parque Marechal Carmona

ELVIS COSTELLO
& THE SUGARCANES
// 28 JULHO, Parque Marechal Carmona

SOLOMON BURKE Special Guest JOSS STONE
// 29 JULHO, Parque Marechal Carmona


MAFRA COOLJAZZFEST


DEOLINDA
// 20 JULHO, Jardim do Cerco

ORQUESTRA BUENA VISTA SOCIAL CLUB FEAT. OMARA PORTUONDO
// 23 JULHO, Jardim do Cerco
Back to top Go down
Sponsored content





Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty
PostSubject: Re: Cascais Cool Jazz- 7ª edição   Cascais Cool Jazz- 7ª edição Empty

Back to top Go down
 
Cascais Cool Jazz- 7ª edição
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Reggae Cascais Mesh | 15 e 16 de Maio
» Simbiose | Lotus Bar, Cascais | 16 Fevereiro
» Vamos dar ouvidos ao Jazz
» Ho-Chi-Minh | Lotus Bar, Cascais | 8 Março
» Hip Hop Party Time @ Coconuts, Cascais (20/5)

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Other Styles :: Jazz & Blues-
Jump to: