Backstage Music
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.
Backstage Music


 
HomeHome  SearchSearch  Latest imagesLatest images  RegisterRegister  Log in  
INTERVIEWERS WANTED!
+Info
Photobucket

 

 O que são Watts RMS e PMPO

Go down 
AuthorMessage
DANCOOPER
Moderator
Moderator



Registration date : 2008-05-13
Male Number of posts : 67
Age : 41
Country/ City : Portugal\Lisbon
Preferred Music Style : All Dance Music

O que são Watts RMS e PMPO Empty
PostSubject: O que são Watts RMS e PMPO   O que são Watts RMS e PMPO EmptyWed Jul 02 2008, 15:11

Durante muito tempo usou-se especificar a potência fornecida por um amplificador de áudio em Watts RMS. Essa é uma forma de medição prática e fácil de ser feita, não exigindo nenhum tipo de instrumento que já não exista no laboratório de qualquer indústria do setor: Um Gerador de Áudio, um Osciloscópio e um Wattímetro.

Todo amplificador é projetado para funcionar ligado a uma carga (no caso alto-falante) de valor pré-determinado - usualmente de 8 ohms. Assim aa medição é feita colocando-se na saída do amplificador um resistor de valor idêntico ao da carga para a qual ele foi projetado, aplicando-se um sinal senoidal de 1KHz (1.000 Hertz) na entrada do amplificador, aumentando-se o nível (volume) do sinal até o ponto em que o sinal visto na tela do osciloscópio, não apresente distorção e vendo quantos watts são indicados pelo wattímetro.

Quando a Alta-Fidelidade foi "inventada" e começou a virar moda, foi criado nos Estados Unidos o Institute of High Fidelity - IHF - com a finalidade de determinar as características que um amplificador deveria ter para merecer ser considerado de alta-fidelidade, como a faixa de freqüências que deveria ser capaz de reproduzir, a DHT (Distorção Harmônica Total) máxima etc, e também criar normas padronizadas sobre como as medições teriam de ser efetuadas. de forma que os consumidores lendo as especificações técnicas de dois amplificadores pudessem realmente conhecer suas diferenças.

Ocorre que a potência medida em Watts RMS não corresponde à potência realmente obtida quando se usa o amplificador para a reprodução de músicas por que na medição aplica-se na entrada do amplificador um sinal de intensidade constante - que exige o máximo do amplificador, enquanto uma música (ou outro som, como a voz humana) não é um sinal de intensidade constante e sim uma série de pulsos de intensidade variada. Acontece que um amplificador capaz de fornecer - como exemplo - uma potência de 10WRMS de forma continua, ao receber pulsos de sinal de curta duração, é capaz de fornecer potências maiores que as indicadas pelos WRMS.

Veja o "oscilograma" que mostra a forma de um trecho de música quando está sendo executada.

O que são Watts RMS e PMPO Oscilogramaty8


Como já disse em outro tópico, é algo semelhante ao que ocorre no atletismo: a velocidade que um atleta desenvolve ao participar de uma prova de 50m (curta duração) é várias vezes maior da que ele poderá chegar se a prova for na distância de 1.000m (longa duração).

Ou seja: A potência em WRMS não indica a potência que realmente se obtém de um amplificador quando é usado para reprodução de sons. Então, o IHF criou um método para medição de potências de áudio, que fosse mais realista, que foi chamado de Watts IHF, criando também as regras a serem obedecidas nessa medição.

Não conheço tais regras. Não sei com qual (ou quais) freqüências e medição teria de ser feita, nem qual a duração dos pulsos que seriam aplicados, ou o tipo de wattímetro que precisaria ser usado para que se pudesse ler o valor medido em pulsos de tão pequena duração. Com certeza seriam necessários instrumentos especiais - mas não sei como seriam.

O fato é que os Watts IHF foram criados com uma finalidade honesta e não para iludir consumidores e que jamais vi ou li qualquer acusação desse tipo a ela.

A diferença de potência obtida de um amplificador quando medida em WRMS e WIHF depende do circuito do amplificador e das características e qualidade dos componentes utilizados em sua montagem. É normal, portanto, que dois amplificadores com potência em Watts RMS iguais, apresentem potencias diferentes quando são medidos os Watts IHF. Daí, não existir nenhuma fórmula matemática capaz de permitir que se saiba quantos WIHF podem ser fornecidos por um amplificador cuja potência em WRMS nos seja fornecida. Mas essa diferença ficava sempre longe da que se divulga hoje em dia em relação aos milagrosos Watts PMPO.

Na época todo o fabricante costumava indicar a potência de seus amplificadores tanto em WRMS como em WIHF. Mas... como sempre, eram encontrados anúncios de venda de amplificadores onde era mencionada apenas a potência IHF - inclusive às vezes sem sequer indicar que eram WIHF, como se usa hoje em dia com os WPMPO - para dar uma falsa idéia da sua potência aos consumidores leigos no assunto. E também existiam fabricantes desonestos que se aproveitavam da maior dificuldade em se medir os WIHF, para usar na informação dessa potência valores acima dos reais, para iludir os compradores.

Com relação à potência PMPO, que esta sendo divulgada hoje em dia em lugar dos WIHF, coloco aqui um texto copiado do site da Inmetro
-------------------------------------------------------
RMS: é a sigla para Root Mean Square. É a forma mais conhecida e preferencial de declaração de potência elétrica de alto-falantes e amplificadores, onde o valor está diretamente ligado a energia perceptível.

PMPO: é a sigla de Peak Music Power Output (numa tradução livre, Potência de Saída de Pico Musical). É a potência máxima que o equipamento é capaz de fornecer em um período muito limitado de tempo, sem levar em conta a distorção durante essa medida. Na forma como é definida, esse parâmetro apenas informa a potência instantânea que esse aparelho pode fornecer ao emitir um som que pode ser extremamente distorcido e por um período irrisório de tempo.

Na sua definição inicial, o valor PMPO representava cerca de 3 vezes o valor RMS, no entanto, como não existe procedimento técnico normalizado, cada fabricante desenvolve seu próprio método para medir a potência de seus equipamentos, de forma que estes valores hoje podem chegar, no caso de alguns aparelhos analisados pelo Inmetro, até 50 vezes o valor RMS e, o que é considerado mais grave, o fator multiplicativo varia de fabricante a fabricante, impossibilitando assim uma comparação entre aparelhos de marcas diversas
---------------------------------------------------------------
Como se vê, a diferença entre os Watts PMPO e o IHF é que estes últimos possuiam um procedimento para sua medição normalizado que incluia limite para a distorção, enquanto a forma de medir a potência em Watts PMPO - pelo que diz a própria Inmetro - fica a critério do fabricante.
O texto do site da Inmetro não fala nada sobre os Watts IHF por que, como disse, trata-se de uma norma instituida por uma entidade lá dos Estados Unidos e não adotada oficialmente em nosso país.



Duas considerações finais: O volume sonoro que nossos ouvidos percebem dependem não só da potência do amplificador, mas também da sensibilidade do(s) alto-falante(s). Assim, se você trocar os alto-falantes que costuma usar por outros com menor sensibilidade, o volume sonoro que será obtido será menor.

IMPORTANTE: Todo amplificador é projetado para trabalhar com uma carga com impedância de um determinado valor pré-determinado – no caso a impedância dos alto-falantes (impedância é a resistência oferecida à passagem de uma corrente alternada – como é o caso de um sinal de áudio).

Se um amplificador informa que sua impedância de saída é de 8 ohms, deverá ser ligado à ela uma caixa de som com idêntica impedância.

Caso use uma com – por exemplo – apenas 4 ohms – a corrente que circula no estágio de saída do amplificador irá aumentar, a potência e a taxa de distorção serão afetados e dependendo dos componentes utilizados, esse excesso de corrente poderá causar a queima dos Ci´s ou transistores do estágio final do amplificador.

Isso pode ocorrer, ainda como exemplo, se num amplificador com impedância de saída de 8 ohms você ligar em paralelo duas caixas de som com impedância de 8 ohms, pois essa associação diminuirá a impedância de carga para 4 ohms apenas. Por isso, ao trocar alto-falantes ou “inventar” algum tipo de associação de caixas de som, nunca se deve deixar de considerar a impedância que será aplicada ao aparelho.

Para terminar, uma explicação ortográfica: Auto-falante (com “u”) seria um nome adequado para um dispositivo capaz de falar sem precisar estar ligado à qualquer aparelho. O correto é Alto-falante (dispositivo que fala alto) nome dado a eles em contraposição aos fones ( usados antes de sua invenção) que eram dispositivos que só falavam baixinho – e precisavam ficar juntinho aos nossos ouvidos.

Back to top Go down
 
O que são Watts RMS e PMPO
Back to top 
Page 1 of 1

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Electronic :: Producer Area-
Jump to: