Backstage Music

HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 

DECAYED - Entrevista

Go down 
AuthorMessage
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: DECAYED - Entrevista   Sun Apr 27 2008, 15:34

Foi em 1990 que dois jovens (JA e Nuno) decidiram começar uma banda sob o nome Decay.
Com o line-up completo e uma música mais agressiva dentro do Death Metal, mudaram o nome para Decayed.
Apesar das boas criticas ao som que praticavam, os Decayed não sentiam que era realmente aquilo que queriam. Foi então que mudaram para Black Metal.

Com mais de 30 trabalhos editados, esta banda de Lisboa encontra-se a preparar o lançamento de mais um álbum de estúdio:
The Black Metal Flame.

O Backstage esteve à conversa com o José Afonso, guitarrista e fundador dos Decayed:

Backstage: Gostaria que fizesses uma review da banda desde 1990 (início) aos dias actuais, falo de formação, elaboração da banda, a escolha do estilo a executar...!
José Afonso: Começas logo pelo mais difícil... Trabalhei com muita gente, de alguns tenho boas memorias, de outros, mais valia não terem passado por cá. A única coisa que te posso dizer do inicio é que, quando comecei esta banda, decidi que não iria acabar tão cedo. Essa foi uma decisão logo no começo e a outra foi que, tentaríamos fazer ao nosso estilo, aquilo que as bandas dos anos 80 fizeram.

B:
Além dos Decayed, encontramos o teu nome noutras bandas. Mantiis uma banda de origem Belga onde és guitarrista, Alastor – guitarra e voz, Hoth onde és o único elemento, e Hellfuck na guitarra. Podes nos explicar o porquê de tantos projectos? E não se torna complicado a gestão desses mesmos?

JA: O Hugo é que toca guitarra em HELLFUCK. O porquê? E porque não? Eu prefiro essa pergunta. Se no passado, tive ideias que eu considerava, não enquadrar no estilo de DKD, resolvi meter essas ideias noutros projectos para não misturar as coisas. Cada projecto meu tem uma ideia inicial que o difere dos outros. Não se torna complicado gerir as coisas, só trabalho num projecto de cada vez e não tenho planos futuros para nenhum.
Quando a inspiração aparece... aproveito.

B: Tens razão, em Hellfuck tás na bateria
. Embora no teu perfil no myspace digas que neste momento estás apenas concentrado nos Decayed, a verdade é que o teu nome continua no activo nesses projectos.
JA: Foi como te disse. Só estou concentrado nos DKD, mas de vez em quando lá vem uma ideia para 1 dos projectos e começo logo a trabalhar nisso. Depois posso parar, mas já fica qualquer coisa delineada.

B: Voltando aos Decayed! A ideologia lírica da banda baseia-se no satanismo. Porquê? É uma filosofia que vocês defendem e se identificam, ou foi por uma questão de marketing? Normalmente o Oculto suscita sempre curiosidade.
JA: Marketing? Nada disso, não poderias estar mais longe da verdade. Só falo do que sei. As nossas letras, pelo menos as que eu escrevo, são influenciadas pelo ódio que sinto em relação ao Cristianismo e á merda de gente que habita este planeta. É daí que vem a maior parte da inspiração. Claro que tenho outros tópicos, mas essa é a temática principal da banda.

B:
Mas acreditas que algumas bandas não escrevem o que realmente sentem, mas sim o que vende!

JA:
Não tenhas a mais pequena duvida. Oiço muita gente a especular sobre certas coisas, que demonstra nada saber do que está a falar. Já para não falar daquelas bandas que simplesmente juntam palavras “evil” para soar bem...

B: O Satanismo é vulgarmente associado a sangue, masoquismo, destruição de cemitérios, etc. Podes esclarecer as pessoas com uma breve descrição daquilo que é o Satanismo?
JA: Achas que vale a pena? Cada 1 pensa que tem a sua definição de Satanismo, e já desisti de andar a pregar a surdos. Acho que o mais importante é cada 1 ter a sua própria opinião e tentar encontrar outros que a partilhem.

B:
Qual a mensagem então que os Decayed querem transmitir?
JA: Tens de pensar por ti. Cada um tem de se orientar a si mesmo. E não convém esquecer, que toda a acção tem uma reacção.

B:
Consideram que as vossas letras são para um público-alvo específico? Não têm receio de influenciar pelo lado negativo, miúdos que ouçam as vossas músicas?
JA: Não me interessa. Se alguém é estúpido ao ponto de não perceber as nossas letras e de se deixar influenciar por aquilo que querem ler (e não aquilo que está escrito) quero mais é que se forniquem.
As minhas letras são destinadas a pessoas que sabem usar a cabeça, o resto não me interessa.

B: O vosso último álbum de estúdio “Hexagram – (Honor et Fidelitas)” lançado via Folter Records em 2007, é considerado por muitos um dos melhores de 2007. Qual a vossa opinião?
JA: Parece que o pessoal está a refinar o gosto. LOL! Não sei... é claro que gosto de ouvir boas criticas, depois de 1 ano a compor o álbum é agradável ver que conseguimos atingir o nosso objectivo. Conseguimos agradar aos apoiantes mais antigos e conseguimos também agradar a alguns mais recentes. O ambiente dentro da banda é muito bom, posso dizer-te que é quase como que um retorno aos inícios da banda (1990-1993). E com este ambiente conseguem-se resultados muito melhores.

B:
Os Decayed estão neste momento a gravar “The Black Metal Flame”. Podem adiantar-nos alguns dados, como quantas faixas vai ter, mensagem que querem transmitir, etc?
JA: Vai ter 7 musicas, mais uma cover, mais o EP 12” do “Hell-Witch” que nunca saiu. O som está a ficar bastante anos 80, que é aquilo que nós queremos sempre. A mensagem é sempre a mesma e já falamos sobre isso. Um facto interessante, é o segundo álbum de DKD em que não usamos teclas nas musicas, só para umas intros á anos 80... Em relação á musica em si, para a banda soa uma mistura dos 2 primeiros albums com o “Hexagram”.

B: De quem é a cover e porquê essa escolha?
JA: A cover é dos RAMONES e creio que é uma banda que merece ser homenageada. E como todos na banda apreciam uma ou outra coisa deles, pareceu-nos uma boa ideia. É claro que fizemos a nossa versão da musica, não é completamente igual á
original. Acho que conseguimos pegar numa musica deles e transforma-la em algo que soa mais a DKD.

B:
Estão à procura de editora para lançar “The Black Metal Flame”. É assim tão difícil encontrar editora? E como vão fazer se entretanto não encontrarem?
JA: Encontrar uma editora decente é complicado. E com decente, refiro-me a que nos dê condições decentes. Eu sei que existem muitas “editoras”, mas a única coisa que fazem é lançar os CDs, as bandas é que pagam as gravações. Para isso, prefiro eu lançar o CD. Já o fiz no passado e sempre valeu a pena.

B:
Para quando prevêem o lançamento?
JA: Para este ano.

B: Ok, isso nós sabemos lol, referia-me mais ao mês!
JA: Pois... isso já é mais complicado. Vai depender da disponibilidade da editora.

B: Apesar dos Decayed já contarem com 18 anos de existência, vários álbuns editados com boas criticas, ao vos pesquisar na net pouca coisa encontrei. Apenas o vosso site oficial, o myspace e uma ou outra referência num fórum. Achei curioso e estranho ao mesmo tempo. Será falta de divulgação de vossa parte? São pouco procurados pelos media, ou pouco acessíveis a esses mesmos? Na vossa opinião qual a causa?
JA: Não seguimos modas. Tão simples como isso. Não soamos a mais ninguém e soamos a algo vindo do passado. A maior parte das pessoas não aprecia isso numa banda, por isso, somos pouco falados. Não seguimos regras nenhumas e não ser as nossas. A maior parte das pessoas não se identifica com isso. Mas creio que até já conseguimos atingir um patamar que jamais esperava em 1990. Não me queixo. Seria óptimo ter mais projecção, mas prefiro continuar a fazer aquilo que gosto e esperar.

B: Planos para o futuro?
JA: Lançar o novo álbum. Tocar ao vivo. Gravar 1 MCD e 1 split CD, gravar uma cover de DARKTHRONE para 1 tributo... gravar uma musica para um LP compilação... está para sair o relançamento do “Ressurrectionem Mortuorum” com faixas extra. Está para sair um CD por uma editora sul americana com 2 ensaios do tempo do Aion e Gabriel, com versões originais de musicas do “Hexagram” mais uma musicas antigas, algumas que nunca tinham sido gravadas com bateria humana. Está para sair outro CDR por uma editora brasileira também com 1 ensaio... e para terminar, possivelmente para o fim do ano, 1 duplo CD com todos os singles já lançados por DKD. Chega?

B: Ficamos à espera então. Queres dizer mais alguma coisa? Algum assunto que eu não tenha abordado, uma palavra aos fãs?
JA: Agradeço-te o teu apoio. Para o resto do pessoal, comprem material das bandas que querem ver durante mais uns anos. Sem vendas, não há lançamentos... Metal till Death!

Eu, em nome do Backstage agradeço a vossa disponibilidade, principalmente a tua e desejo-vos muito sucesso e continuem o bom trabalho a que nos habituaram.

Line-Up:
J.A. - Guitars
K. - Bass
W. - Vocals
V.A. - Drums

Discography:

1991 “Dark Rehearsal” Demo; Self Released
1992 “…Thus Revealed” Demo; Self Released
1993 “The Seven Seals” EP; Dark Records
1994 “The Conjuration Of The Southern Circle” Full Length CD; Monasterium Records
1995 “In Lustful Mayhem / The Seven Seals” Best Of/Compilation; Skyfall Records
1996 “Resurrectiónem Mortuórum” Full Length CD; Skyfall Records
1997 “Behold The Wrath” Single; Deekhaid Records
1998 “Sacrifice Of The New Born / Gates Of Darkness” Split; Deekhaid Records
1999 “The Book Of Darkness” Full Length CD; Drakkar Productions
2000 “French Attack” Live Album; Deekhaid Records
2000 “Ataque Infernal” Demo; Luci Dist Productions
2000 “Live 9/9/99″ Live Album; Impaler Of Trendies Records
2000 “Decadentia Christii” Split; Hiberica
2001 “Nockthurnaal” Full Length CD; Drakkar Productions
2001 “Black Metal Endsieg II” Split; Sombre Records
2001 “The Bulldozer Armageddon Vol. 2″ Split; Warlord Records
2001 “Ten Years Of Steel” Best Of/Compilation; Hiberica
2002 “Demon Blade” Best Of/Compilation; Sombre Records
2002 “Satanic Blast” EP; Drakkar Productions
2002 “Hymns To Satan” EP; Iron Bonehead Productions
2002 “Ataque Profano” Best Of/Compilation; Klozed Circle
2003 “The Beast Has Risen” Full Length CD; Drakkar Productions
2003 “Pure Fucking Mayhem” Live Album; SatanHades
2004 “The Nameless Wraith / Morbid Death” Split; Iron Pegasus
2004 “Remnants… Of A Past” EP; Global Terror Productions
2005 “Hymns To Satan / Na Mística Procura De Amh-ghad-ari” Split; Nigra Mors
2007 “Under Hecate’s Spell” Best Of/Compilation; Sadolust Records
2007 “Unholy Sacrifice” Split; Aphelion Prod.
2007 “Hell-Witch” EP; Iron Bonehead Productions
2007 “Hexagram” Full Length CD; Folter Records
2007 “Live ‘95 EP” Live Album; Universal Tongue
2007 “Satanic Blast II” Split; Drakkar Productions

Contactos:
www.decayed.pt.vu
www.myspace.com/decayedlusitania
V. S. Jose - Rua Luis Camões
Alto dos Arcos - Penedo
2775-235 Parede
PORTUGAL
Email: chroan@netcabo.pt

Entrevista realizada por: Sandra Manuel
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
dimmed
Music listener

Registration date : 2008-03-26
Number of posts : 50
Country/ City : Bragança/ Portugal
Preferred Music Style : Rock; Metal; Alternative

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Sun Apr 27 2008, 23:55

Começei a ouvir os Decayed particamente desde do seu inicio.
São uma banda de referência lusitana e é de louvar a sua existência ao longo de estes anos.
Continuam a fazer um som poderoso.

Força Decayed
Back to top Go down
Ransax
Music listener

Registration date : 2008-02-04
Number of posts : 53
Country/ City : Matosinhos/ PT

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Tue Apr 29 2008, 18:35

Esta banda já tem um percurso invejavel.
Devemos perservar e apoiar estas bandas para que nunca acabem.
Back to top Go down
navalis
Net Project

Registration date : 2008-04-07
Male Number of posts : 104
Country/ City : Portugal/Espinho
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Wed Apr 30 2008, 02:59

Não sendo eu adepto do black-metal não me custa nada reconhecer a importãncia desta banda no nosso meio.

Tivessem alguns dos seus seguidores, o mesmo espirito de iniciativa de Decayed.

Boa entrevista
Back to top Go down
http://someterno.blogspot.com
Sandra Manuel

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Wed Apr 30 2008, 11:21

Ransax wrote:
Esta banda já tem um percurso invejavel.
Devemos perservar e apoiar estas bandas para que nunca acabem.

É isso mesmo!
Temos que apoiar bandas assim. Não é fácil uma banda nestes dias terem o percurso que os DECAYED têm sem o devido e merecido apoio.
Temos que tirar o chapéu a estes senhores pela garra, paixão e profissionalismo que dedicam à música.
Back to top Go down
Sandra Manuel

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Wed Apr 30 2008, 11:35

Obrigada navalis

Um bom apreciador de música, sabe avaliar a qualidade de uma banda, independentemente dos seus gostos musicais. É pena que a maior parte das pessoas critiquem sem antes ouvir uma música que seja, só porque não é o genero delas.
Alguém se dá ao trabalho de avaliar a qualidade do guitarrista, da bateria, da performance em palco, das letras das músicas, etc.

Bem...era um assunto para divagar a manhã inteira eheh

Por isso, navalis, agradeço o teu comentário, porque mesmo não sendo adepto do estilo musical adoptado pelos DECAYED, sabes separar as "águas" :o
Back to top Go down
Devil
Music listener

Registration date : 2008-01-25
Number of posts : 193
Country/ City : Portugal/ Braga

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Wed Apr 30 2008, 13:05

Aprecio bastante a atitude que os Decayed tiveram neste longos anos de carreira.
Parabéns aos Decayed por manterem a chama acessa.
Back to top Go down
navalis
Net Project

Registration date : 2008-04-07
Male Number of posts : 104
Country/ City : Portugal/Espinho

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Thu May 01 2008, 05:20

Obrigado pelas palavras Sandra.
Sabes que é muito fácil criticar sem fundamentar (como muita gente faz). Difícil é fazer... por isso há que acarinhar bandas que sobrevivem ao longo dos tempos. E mais não digo, até porque o tópico é sobre Decayed
Back to top Go down
http://someterno.blogspot.com
Rotten
Music listener

Registration date : 2008-05-02
Number of posts : 62
Country/ City : Gaia
Preferred Music Style : Death Metal

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Mon May 05 2008, 00:24

Já são da velha guarda. Que exitam muitas bandas como esta
Back to top Go down
Sandra Manuel

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Mon May 12 2008, 01:53

Que existam realmente muitas bandas como esta!
Garra, perseverança e acima de tudo paixão por aquilo que fazem
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Mon May 12 2008, 13:00

Decayed são uma banda que com o tempo começei a gostar mto mais , tanto pelo som, mas tb pela sua vontade e atitute de tocarem aquilo que mais gostam. Hoje em dia é de louvar os anós que já levam e sentem.se ainda como uns "putos" a tocarem pelo valor da música.
Horns up para os Decayed
Mto boa a entrevista
Back to top Go down
Niata
Music listener

Registration date : 2007-12-02
Female Number of posts : 569
Country/ City : Bragança

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Tue May 13 2008, 04:35

Rotten wrote:
Já são da velha guarda. Que exitam muitas bandas como esta

nem mais...é sp bom reconhecer bandas como esta..
Back to top Go down
Danielaela

Registration date : 2007-12-05
Female Number of posts : 1418
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Drum and bass

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Tue May 13 2008, 18:07

belo
Back to top Go down
W
Musician

Registration date : 2008-05-15
Male Number of posts : 59
Country/ City : Linda-a-Velha - Lisboa
Preferred Music Style : Metal - Tudo o resto é merda

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Thu May 15 2008, 13:20

Em nome dos Decayed, quero agradecer o interesse do Backstage em publicar esta entrevista, e fazer assim, parte do circulo de amigos que nos apoiam e que nos têm levado as costas estes anos todos.
This is the Black Metal Flame! The are the 7 Gates to Hell!
Back to top Go down
Sandra Manuel

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Thu May 15 2008, 14:13

Obrigado nós W, pela vossa disponibilidade! :D
Continuem o bom trabalho e boa sorte para todos os vossos projectos.
Back to top Go down
Sandra Manuel

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Thu Jun 12 2008, 11:27

Os DECAYED já assinaram pela BlackSeed (editora espanhola).
O album sai em Setembro.
Back to top Go down
W
Musician

Registration date : 2008-05-15
Male Number of posts : 59
Country/ City : Linda-a-Velha - Lisboa
Preferred Music Style : Metal - Tudo o resto é merda

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Tue Sep 23 2008, 01:11

Entrevista recente disponivel em:

http://www.rockandnews.com
Back to top Go down
Sandra Manuel

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Tue Sep 23 2008, 11:43

W wrote:
Entrevista recente disponivel em:

http://www.rockandnews.com

Parabéns pela entrevista.

Como referi no comentário, podes ter a certeza que o pessoal do norte está à vossa espera.

Continua a soltar a maluqueira que existe em ti! eheh
Back to top Go down
Devil
Music listener

Registration date : 2008-01-25
Number of posts : 193
Country/ City : Portugal/ Braga

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Tue Sep 23 2008, 14:28

Gostei especialmente da resposta do W em questão ao comportamento em palco. De facto os Decayed, ou até outra banda do genero não dão concertos como se estivessem para um publico no CCB.
Back to top Go down
Moon Girl
Music listener

Registration date : 2008-11-10
Number of posts : 7
Country/ City : Matosinhos

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Mon Nov 10 2008, 17:10

Esta banda merece todo o apoio e consideração.
Back to top Go down
Victor Matos
Musician

Registration date : 2009-03-24
Number of posts : 75
Country/ City : Portugal/V.N. de Gaia

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   Sat Jun 20 2009, 02:14

DECAYED, um nome que aprendi a respeitar e a gostar, e ao fim destes anos todos , finalmente partilhar um palco com eles foi uma experiencia Excelente!!!
mas o melhor de tudo é que amanhã há mais.

Gostaria de deixar aqui a minha vénia á carreira desta Banda.
Back to top Go down
Sponsored content

PostSubject: Re: DECAYED - Entrevista   

Back to top Go down

DECAYED - Entrevista
Back to top 
Page 1 of 1